Você Sabia?

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Como é formado o vento?

Comentários
 

Pés-de-vento, brisas, ventanias: a movimentação do ar que conhecemos como "vento" ocorre porque, em altitudes distintas, o ar tem temperaturas diferentes. Segundo o coordenador do curso de Física da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Moacyr Marranghello, quando mais próximo do solo, durante o dia, o ar está mais aquecido. Isto faz com que se dilate, ocupe um volume maior e apresente uma densidade menor.

» Como se formam as ondas do mar?
» Por que a chuva cai em gotas?
» Como se forma um arco-íris?

"A tendência do ar menos denso é subir, enquanto a do ar mais denso é descer", explica Marranghello. É essa movimentação do ar devido à diferença de densidade, provocada pelo diferente aquecimento, que chamamos de vento. (É bom frisar que estamos tratando de vento natural - aquele que imortalizou Marilyn Monroe no filme O Pecado Mora ao Lado era provocado pelo metrô de Nova York.)

Além disso, uma diferença de pressão atmosférica também pode provocar vento. Isso ocorre, segundo o professor, porque a natureza tende a equilibrar coisas em desequilíbrio. Assim, regiões que apresentem uma menor pressão atmosférica estão sempre sujeitas a serem comprimidas por áreas com maior pressão. "Essa movimentação toda do ar, devido a diferenças de temperatura e pressão, provoca o vento", afirma Marranghello.

Esta pergunta foi enviada pelo internauta Carlos Milton Vierra. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra