Você Sabia?

 
 

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Por que sentimos partes de nosso corpo formigar?

Existem duas razões principais para o formigamento, explica o professor da faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Humberto Ponzio. Pode ser de origem vascular ou nervosa.

» Por que temos soluço?
» É possível morrer de calor?
» Por que ficamos arrepiados?

A vascular é quando a pessoa fica muito tempo em uma só posição, por exemplo sentada sobre uma perna, ou quando dorme em cima de um dos braços. O peso pode bloquear a circulação arterial e provocar a redução do fluxo de sangue na extremidade - isso causa a sensação de formigamento. É o tipo mais comum e rápido de resolver, já que basta uma sacudida, um movimento repetido do membro e pronto.

O formigamento de origem nervosa pode ocorrer com quem tem problemas de coluna, quando há compressão da raiz nervosa. Quando isso acontece, pode haver a redução na sensibilidade em algum membro inferior ou nas mãos.

Segundo Ponzio, há uma situação em que sentir o formigamento pode representar perigo. É quando há algum problema cardiológico - uma angina ou início de infarto. "É comum haver, em situação de esforço físico, uma dor que, em geral, se irradia para o braço esquerdo, acompanhada de formigamento. Caso a pessoa pare o exercício, a dor cesse mas volte ao retomar a atividade, é melhor procurar um cardiologista", recomenda Ponzio.

Esta pergunta foi enviada pelo internauta Gustavo. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra