Você Sabia?

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 De onde vem o calor emitido pelo Sol?

Comentários
 
O sol deve produzir energia por mais 5 bilhões de anos Foto: Terra

O sol deve produzir energia por mais 5 bilhões de anos
Foto: Terra

A energia do Sol vem de seu núcleo, composto pelos gases hidrogênio e hélio. Reações nucleares transformam o hidrogênio em hélio e liberam uma enorme quantidade de energia. Essas reações são milhões de vezes mais poderosas do que as reações nucleares produzidas na Terra. E nosso planeta recebe apenas uma pequena parte da energia produzida.

Quando um gás é comprimido, ou pressionado, ele aquece. No Sol, a pressão é milhões de vezes maior do que a pressão na Terra. Toda essa pressão faz com que o hidrogênio atinja temperaturas de 15 milhões de graus centígrados no núcleo. Com o gás nessa temperatura e pressão, ocorrem as reações nucleares que mantém o Sol aquecido.

As reações nucleares transformam quatro prótons ou núcleos de átomos de hidrogênio em uma partícula alfa, que é o núcleo de um átomo de hélio. A partícula alfa tem aproximadamente 0,7% menos massa do que quatro prótons. A diferença em massa é expelida como energia, carregada até a superfície do Sol e liberada em forma de luz e calor. A energia gerada no interior do Sol leva um milhão de anos para chegar à superfície.

Segundo cientistas do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, "o Sol tem combustível suficiente para continuar produzindo energia por aproximadamente mais 5 bilhões de anos. No fim de sua vida, o Sol comecará a fundir o hélio em elementos mais pesados e se expandirá". Os pesquisadores acreditam que o Sol ficará tão grande que engolirá a Terra.

Esta pergunta foi enviada pelos internautas Gustavo Gonçalves, Emanuel Soares Junior, Edson Nakahara, Alessandro Guinzani, Ricardo Silva da Silva, Edson Paulo, Cássio Silva, Elcio de Sisti Bernardes, Marina de Jesus Oliveira e Denilson de Oliveira Rosa. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra