PUBLICIDADE

Qual o significado da expressão "boca-de-siri"?

Compartilhar

É corriqueiro alguém pedir para uma pessoa fazer "boca-de-siri" depois de contar uma fofoca, ou em casos mais extremos, utilizar a expressão para ameaçá-la contra prováveis consequências de sua indiscrição. Mas o que o siri tem a ver com isso?

De acordo com o professor Ari Riboldi, em seu livro 'O Bode Expiatório', fazer "boca-de-siri" é manter silêncio sobre um determinado assunto, cuidando para não comentar com ninguém o que lhe foi confiado em sigilo.

A expressão deve-se à anatomia do pequeno crustáceo: tem uma boca tão minúscula que, dificilmente, pode ser identificada a olho nu. Ao prender uma presa com a boca, que possui garras, o siri não solta nem mesmo depois de morto. Como fechar a boca significa ficar calado, a expressão passou a ter o mesmo resultado.

No entanto, fazer boca-de-siri não é a única forma de indicar sigilo em algum assunto. Outros termos como "boca fechada não entra mosquito", "boca é um túmulo", "boca calada é remédio" também possuem o mesmo significado.

Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade