Qual é o vulcão mais ativo do mundo?

Em 2010, o mundo viu - e ainda vê - vulcões entrarem em erupção contínua e assustarem moradores dos arredores e até mais distantes, como no caso do vulcão islandês Eyjafjallajoekul, cuja fumaça chegou a afetar o tráfego aéreo na Europa. Mas a grande maioria entrou em atividade apenas por certo período. Qual seria, então, o que há mais tempo está ativo?

O vulcão Yasur, em Vanuatu, é o mais ativo do mundo, com erupções constantes ocorrendo há 111 anos
O vulcão Yasur, em Vanuatu, é o mais ativo do mundo, com erupções constantes ocorrendo há 111 anos
Foto: Getty Images

Desde o dia 26 de outubro deste ano, o vulcão Merapi, na Indonésia, entrou em erupção 10 vezes, matando dezenas de pessoas. Mas esse número de dias não chega nem próximo ao recordista atual. Segundo o site Life Little Mysteries, o vulcão Yasur, localizada na ilha de Tanna, em Vanuatu, está em erupção constante há 111 anos. Exatamente, mais de um século em atividade.

Durante estes 111 anos, os intervalos entre erupções são curtos, muitas vezes variando apenas entre 3 e 4 minutos. Porém, por mais que o número de erupções possa sugerir gigantescos danos à região, a maioria delas é classificada como erupções leves.

O vulcão Yasur possui 361 m de altura e sua cratera é de 400 m de diâmetro. A mais recente erupção ocorreu em maio, quando uma nuvem de fumaça saiu do vulcão e chegou a 1.828 m de altura, espalhando-se por aproximadamente 340 km.

Fonte: Redação Terra

compartilhe

publicidade