PUBLICIDADE

Qual é o limite do ser humano para levantar peso?

Compartilhar

Se o Superman é capaz de levantar carros e parar aviões e o Hulk pode jogar longe tanques de guerra, qual é o limite da força de um humano comum? Com recordes sendo quebrados um atrás do outro, qual é a capacidade de um homem para levantar peso? No mais pesado levantamento de peso já registrado, o britânico Andy Bolton conseguiu erguer do chão até suas coxas 457,5 kg. O recorde de levantamento de peso acima da cabeça é de 263,5 kg. Mas até onde podem ir essas marcas? As informações são da New Scientist.

O recorde de levantamento de peso acima da cabeça é de 263,5 kg
O recorde de levantamento de peso acima da cabeça é de 263,5 kg
Foto: Getty Images

Segundo a reportagem, o treinador de atletas Dan Wathen, da universidade Youngstown, no Estado Americano de Ohio, afirma homens como Bolton são cerca de cinco a seis vezes mais fortes que homens comuns, que muitas vezes vão lutar para levantar 45 kg sobre suas cabeças.

O professor Todd Schroeder, da Universidade do Sul da Califórnia, afirma que, apesar da quebra constante de recordes, estamos próximos do limite humano e que esses recordes estão começando a entrar em um período de estabilidade. "Hoje, levantadores de peso, inclusive aqueles que usam esteroides, estão próximos do limite humano", diz.

De acordo com a reportagem, são os músculos que impõem o limite. A maioria das falhas não causam dano ao corpo, já que ocorrem porque o levantador não aguentou a carga. Mas, quando algo dá errado, geralmente é porque o músculo rompeu.

Do mesmo modo, é o controle do limite dos músculos que dá vantagem aos levantadores de peso. Nosso corpo tem mecanismos inibitórios para impedir que nos machuquemos ao tentar levantar muito peso, que não permitem o uso de parte das fibras musculares nesses momentos. Os atletas aprendem a suprimir esses mecanismos, liberando o uso de uma fração maior de fibras.

De acordo com o treinador Wathen, o segredo para o sucesso seria o esforço, com uma mãozinha da genética. Membros curtos, por exemplo, favorecem a força. Além disso, algumas pessoas têm mais fibras musculares que outras.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade