PUBLICIDADE

Por que cachorro corre atrás do próprio rabo?

22 out 2013 - 15h10
(atualizado às 15h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Existem diversas explica&ccedil;&otilde;es para esse comportamento, como&nbsp;instinto de ca&ccedil;a e desejo de aten&ccedil;&atilde;o</p>
Existem diversas explicações para esse comportamento, como instinto de caça e desejo de atenção
Foto: AFP

Se você tem um cachorro de estimação, provavelmente já deve ter flagrado alguma cena do animalzinho correndo atrás do próprio rabo, em círculos. Mas você já parou para pensar qual a razão dessa atitude?

Existem cães homossexuais? Confira 10 questões sobre o melhor amigo do homem

Por que os cães cheiram o rabo uns dos outros? Veja curiosidades sobre animais

De acordo com Rubia Burnier, veterinária e terapeuta de animais, há mais de uma justificativa para esse comportamento, algumas até preocupantes para a saúde do bicho. Uma das explicações, conforme a especialista, seria a percepção de que correr em círculos desperta a atenção do dono. "O cachorro pode transformar isso numa estratégia", diz Rubia.

Também por tédio ou falta de estimulação ambiental, cães com forte instinto de caça podem canalizar essa necessidade não realizada "caçando o próprio rabo", explica a veterinária.

Outra possibilidade é a tentativa de aliviar algum desconforto presente na região do ânus ou do rabo, como pulgas, dermatites ou inflamações da glândula paranal. O mais preocupante, porém, é se o cão sofrer de estresse e desenvolver comportamentos compulsivos, segundo Rubia. "Alguns chegam a morder e mutilar o próprio rabo. Nesse caso, o dono deve procurar um especialista o mais rápido possível", alerta.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade