publicidade
23 de maio de 2009 • 18h41

Os peixes fazem xixi?

Você já viu algum peixe fazendo xixi?
Foto: Getty Images
 

Não são apenas aqueles banhistas mal-educados que usam o mar para fazer xixi. Os peixes, assim como todos os vertebrados, também urinam. Mas eles podem ser desculpados, afinal estão em seu habitat.

» Uma cobra pode morrer se morder a própria língua?
» Os cães sentem cheiro de medo?
» Os morcegos se alimentam de sangue?

Os rins do peixe filtram o sangue para retirar as impurezas, restos do metabolismo que ocorre em cada célula do corpo. Dessa forma, a urina é produzida. Quem esclarece é Roberto Reis, ictiólogo e professor de Zoologia da PUCRS. A Ictiologia é o ramo da Zoologia responsável pelo estudo dos peixes.

Ainda segundo o professor Roberto Reis, "os peixes ósseos de água salgada eliminam uma urina mais concentrada que os peixes de água doce, pois precisam reter água em seus corpos". Tubarões e raias, por exemplo, costumam conservar no sangue quantidades significativas de uréia e outros compostos, o que faz com que sua carne tenha um cheiro característico de urina.

Ao contrário dos peixes de água salgada, que já perdem líquido por osmose (movimento da água entre meios com concentrações diferentes de substâncias dissolvidas), aqueles que vivem em água doce eliminam muito líquido, através de uma urina mais diluída, pois precisam livrar-se do excesso da água que entra passivamente em seus corpos. Dessa forma, com os rins produzindo bastante urina, os peixes de água doce evitam que seus tecidos fiquem saturados.

Esta pergunta foi enviada pela internauta Gabrielle Carvalho. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra