PUBLICIDADE

Os morcegos se alimentam de sangue?

Compartilhar

Na literatura e no cinema, os vampiros chupam sangue humano, não podem sair à luz do sol, são combatidos com cruzes, água benta, alho e outros objetos e ainda se transformam em morcegos. Mas, na vida real, os morcegos também se alimentam de sangue?

Na literatura e no cinema, os vampiros chupam sangue humano e ainda se transformam em morcegos. Mas, e na vida real?
Na literatura e no cinema, os vampiros chupam sangue humano e ainda se transformam em morcegos. Mas, e na vida real?
Foto: Getty Images

» Animais cometem suicídio?

» Os animais derrramam lágrimas ao chorar?

» Os elefantes têm boa memória?

De acordo com o biólogo e zootecnista Daniel Pereira Rocha, das cerca de mil espécies de morcegos conhecidas no mundo, apenas três são hematófagas (se alimentam de sangue), sendo que apenas uma delas bebe sangue de outros mamíferos. Animal da ordem Chiroptera, o morcegos é o único mamífero voador.

"Esse é o segundo maior grupo de mamíferos em número de espécies, perdendo apenas para a ordem Rhodentia. No mundo, só não encontramos morcegos nos pólos e nos desertos. Os hematófagos vivem na América do Sul, têm hábitos noturnos e parte significativa deles se orienta por ecolocalização - emitindo sons de alta freqüência, inaudíveis ao homem, que, ao esbarrar em algum objeto, retornam sob a forma de eco. Ao contrário do que muitos pensam, eles não são cegos", diz Rocha.

A alimentação de cada espécie ainda contribui com a natureza e com o homem, segundo o biólogo. "Alguns se alimentam de frutas, contribuindo com o reflorestamento de áreas devastadas. Outros se alimentam de insetos, agindo diretamente no controle populacional destes. Os que se alimentam de pólen ajudam na polinização de flores. Algumas espécies carnívoras agem no controle de roedores indesejáveis. E até mesmo as espécies hematófagas pode nos ajudar, porque sua saliva tem uma substância anticoagulante, objeto de estudo no tratamento de doenças do coração".

Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui

e envie já a sua pergunta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade