PUBLICIDADE

O que significa a palavra "Nego" na bandeira da Paraíba?

Compartilhar

Não é todo brasileiro que conhece as 27 bandeiras que representam todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal. Para aqueles que um dia tiveram a curiosidade de pesquisar e descobrir quais são elas, a surpresa é reservada para uma bandeira rubro-negra.

A palavra "Nego", em letras garrafais, está grafada em branco na parte vermelha
A palavra "Nego", em letras garrafais, está grafada em branco na parte vermelha
Foto: Reprodução

A Paraíba está localizada no Nordeste do País, entre os Estados do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Sua bandeira é vermelha e preta, com o vermelho representando a cor da Aliança Liberal - união de opositores à candidatura de Júlio Prestes à presidência da República criada em 1929 - e o preto, luto em homenagem ao ex-governador do Estado, João Pessoa, morto em 1930 e que hoje dá nome à capital. Porém, não é só isso que se vê na bandeira paraibana.

A palavra "Nego", em letras garrafais, está grafada em branco na parte vermelha. Aí surge a dúvida de quem conhece a bandeira. Qual o significado da palavra na bandeira? A palavra "Nego" nesse símbolo paraibano é uma derivação do verbo negar, mais precisamente a conjugação no presente do indicativo da primeira pessoa do singular. À época de sua criação, 1930, e de sua oficialização, 1965, a letra "e" do verbo possuía acento agudo, portanto facilitava seu entendimento.

Mas por que tal palavra surge na bandeira? É, também, homenagem a João Pessoa, que não aceitou o sucessor indicado pelo presidente do Brasil à época, Washington Luís. Era a época da política do Café com Leite, que revezava o presidente entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo.

Washington Luís optou por repetir um representante paulista, o que causou a revolta de outros Estados. João Pessoa não teria usado exatamente essa palavra, porém ela ficou como um símbolo da "revolta" paraibana.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade