PUBLICIDADE

Existe um limite para a memória no cérebro?

Compartilhar

Você usa o computador o dia todo quando, de repente, vê que o espaço no PC está cheio. Tem que apagar uma coisa ou outra para continuar fazendo downloads. E com a nossa memória? A capacidade do nosso cérebro tem um limite? Bem, pode até ser que tenha, mas, de acordo com Paul Reber, professor de psicologia da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, esse espaço é extremamente grande, o suficiente para não nos preocuparmos com o seu limite.

» Por que não fazemos 3 coisas ao mesmo tempo?

» Por que o machucado fica roxo?

» Animais podem sonhar?

» Como é possível chover peixe?

» Siga Terra Notícias no Twitter

Reber afirma para a revista Scientific American que o cérebro humano consiste em cerca de 1 bilhão de neurônios. Cada uma dessas células forma cerca de mil conexões com outros neurônios, o que soma mais de 1 trilhão de conexões. Se cada neurônio pudesse carregar apenas uma memória, o espaço seria realmente um problema - nós teríamos um espaço parecido com o de um iPod ou um pen drive.

Contudo, a combinação entre os neurônios faz com que eles ajudem uns aos outros, aumentando exponencialmente a capacidade da nossa memória. De acordo com o professor, se fossemos comparar com um computador, nossa capacidade seria de algo em torno de 2,5 petabytes (ou 1 milhão de gigabytes).

De acordo com o cientista, se gravássemos ininterruptamente um sinal de TV em uma câmera digital, o aparelho teria que gravar continuamente por mais de 300 anos para preencher 2,5 petabytes.

Contudo, Reber diz que é difícil determinar a capacidade exata do cérebro humano, principalmente por dois motivos: não se sabe como medir o tamanho dessa memória e algumas memórias ocupam mais espaço por envolver mais detalhes, enquanto outras são esquecidas e liberam espaço.

Apesar disso, Reber afirma que podemos ficar tranquilos que temos espaço suficiente para armazenar nossas lembranças no cérebro. Por outro lado, ainda não é possível explicar se, caso a duração da vida do ser humano for significantemente estendida, haverá espaço suficiente para toda a memória. "Pergunte-me de novo em 100 anos", diz o cientista.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade