PUBLICIDADE

É verdade que usamos 10% da capacidade do cérebro?

Compartilhar

Você tem idéia de quanto de sua capacidade cerebral é usada para ler esse texto, fazer uma prova no vestibular ou cumprir suas tarefas no trabalho? Metade? Vinte e cinco por cento? Ou no máximo 10%, como afirma uma antiga lenda sobre as limitações humanas?

Você tem idéia de quanto de sua capacidade cerebral é usada para ler esse texto?
Você tem idéia de quanto de sua capacidade cerebral é usada para ler esse texto?
Foto: Getty Images

» É possível morrer de calor?

» Por que a lágrima é salgada?

Na verdade, não há como saber precisamente o quanto do potencial de inteligência é utilizado pelas pessoas, de acordo com o professor-doutor Sandro Blasi Espósito, da disciplina de Neurologia da Faculdade de Medicina da PUC-SP. Até mesmo porque a ciência ainda não é capaz de determinar precisamente o que representa 100% de inteligência.

"Ninguém sabe exatamente a origem dos 10% de inteligência e que periodicamente volta ao noticiário. Não existe nada de científico comprovando esta afirmação", diz Espósito. O especialista acredita que a idéia de que os humanos não conseguem usar mais de um décimo de sua potencialidade se deve ao fato de que parte significativa da atividade mental ocorre em nível inconsciente.

Mas considerando essa parcela do cérebro que trabalha sem que estejamos percebendo, Espósito lembra que já há pesquisa que sugerem que, em cada momento, dependendo das circunstâncias emocionais e anímicas de uma pessoa, a mente trabalha perto do que seria máximo da sua capacidade.

Esta pergunta foi enviada pelo internauta Luis Otavio Abreu Bernardi. Clique aqui e envie já a sua.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade