PUBLICIDADE

De que é feita a gelatina?

10 jan 2009 - 15h31
Compartilhar

Iguaria sempre presente na mesa das sobremesas dos buffets por quilodas metrópoles e figura fácil em aniversários de criança, a gelatinatem origem animal.

A gelatina é uma iguaria sempre presente na mesa das sobremesas e figura fácil em aniversários de criança
A gelatina é uma iguaria sempre presente na mesa das sobremesas e figura fácil em aniversários de criança
Foto: Getty Images

» Por que tocar em alguém dá choque?

» Para que serve o luminol nas perícias?

» Um dia o Sol pode explodir?

É uma proteína obtida pela extração do colágeno, principal material depele, tendões e ossos em animais. A pele de bovinos e suínos primeiro é depilada e depois dividida em duas partes. A parte externa vai para a indústria de calçados, mas a interna servirá para fazer gelatina.

Essa raspa de couro tem a gordura e fosfatos minerais retirados, e a gelatina propriamente dita é extraída com água quente, passa por uma filtragem e tem os sais retirados. Depois, a solução é concentrada, esterilizada, resfriada, seca e moída.

Apesar de ser famosa como sobremesa, a substância gelatina também éusada em outros alimentos, como iogurtes, sorvetes, carnes enlatadas, marshmallows, maria-mole e caramelos, segundo a nutricionista da Dr.Oetker Celia Ito. Por ter propriedades digestivas e ser de fácilabsorção, a gelatina é muito recomendada em dietas, afirma.

"É uma excelente aliada para pessoas com dietas de baixas calorias,devido ao alto conteúdo de proteína e por não conter gordura ecarboidratos", diz Celia, ressaltando que uma variedade de receitaspodem ser preparadas com gelatina, mas o uso em dietas deve teracompanhamento médico.

Esta pergunta foi enviada pelo internauta Jihad. Clique aqui e envie já a sua.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade