PUBLICIDADE

De onde veio a expressão "sem eira nem beira"?

Compartilhar

Fulano não tem eira nem beira, ou seja: não tem onde cair morto. Aexpressão veio de Portugal, de navio. A palavra eira vem do latim"area", significando um espaço de terra batida, lajeada ou cimentada,próximo às casas, nas aldeias portuguesas, onde se malhavam,trilhavam, limpavam e secavam cereais. Depois da colheita, os cereaisficavam ao ar livre e ao sol, a fim de serem preparados para aalimentação ou para serem armazenados.

Fulano não tem eira nem beira, ou seja: não tem onde cair morto. De onde surgiu essa expressão?
Fulano não tem eira nem beira, ou seja: não tem onde cair morto. De onde surgiu essa expressão?
Foto: Getty Images

»O que é e como surgiu o esperanto?

» De onde vem a expressão "será o Benedito"?

»Quando o homem começou a enterrar os mortos?

Quem possuísse uma eira era proprietário e produtor, com terras, casae bens. Quer dizer que tinha riqueza, poder e status social, explica oprofessor de Língua Portuguesa Ari Riboldi.

Já a beira é a aba da casa, aquela extensão do telhado que serve paraproteger da chuva. "Quem não tem eira nem beira não é dono de terranem de casa. Nos tempos atuais, é um sem-teto, um sem-terra. Diz-sede quem vive miseravelmente, na extrema pobreza", esclarece Riboldi.

O professor conta que a expressão ganhou popularidade devido a sua rima emostra a condição de uma legião cada vez maior de famintos emiseráveis, "na margem das cidades e das estradas, à espera de diasmelhores".

Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui

e envie já a sua pergunta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade