PUBLICIDADE

Como surgiu o cigarro?

Compartilhar

Apesar de o tabaco já ser conhecido na América há mais de três milanos e ter sido levado para a Europa com os primeiros navegadores,consumi-lo em forma de cigarro tornou-se hábito apenas na segundametade do século XIX.

Consumido há mais de três mil anos, o tabaco não pegou no início. Saiba o motivo
Consumido há mais de três mil anos, o tabaco não pegou no início. Saiba o motivo
Foto: Getty Images

» Desde quando os mortos são enterrados?

» Qual é a cidade mais antiga?

» Onde ficava a casa-da-mãe-Joana?

Desfiar o fumo de corda e enrolar em forma de cigarro era costumeentre os navegadores portugueses. No entanto, o cigarro não pegou deinício: nos primeiros três séculos após o descobrimento da América - edo fumo -, a moda era mesmo fumar cachimbos e charutos, além de aspirarrapé.

A primeira fábrica de cigarros no Brasil começou em 1874, com oportuguês José Francisco Correia, no Rio de Janeiro. Mas no século XX éque a indústria dos cigarros ganhou vigor no Brasil: foramdesenvolvidos dois tipos de fábricas - as que desfiavam o fumo e asque o beneficiavam para exportação. Em 1900, o Brasil tinha fábricasem São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Sergipe eMaranhão.

Na fabricação moderna do cigarro, lâminas e talos das folhas de fumopassam por cilindros onde recebe água e vapor, misturado em diferentesproporções e acrescido de substâncias para dar sabor. Em seguida, amistura recebe essências, resultando no fumo desfiado.

Nas máquinas de fazer cigarros, até 16 mil são produzidos por minutoe colocados em carteiras envolvidas em películas de polipropileno. Apartir daí, é embalado e levado ao consumidor.

Esta pergunta foi enviada pela internauta Marcia Lima. Clique aqui e envie já a sua.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade