PUBLICIDADE

Como se formam os vulcões?

Compartilhar

Vulcões são aberturas em montanhas presentes na superfície da Terra que expelem gases, fogo e lava. Os vulcões surgem quando as chamadas placas tectônicas - que fazem parte da crosta terrestre - se chocam movimentando o material presente sobre elas e deixando aberturas para camadas mais profundas do planeta. Por essas aberturas pode sair o magma presente entre a crosta e a manta - camada média da Terra.

A erupção do vulcão Eyjafjallajokull causou estragos e prejuízos para diversos países europeus
A erupção do vulcão Eyjafjallajokull causou estragos e prejuízos para diversos países europeus
Foto: AFP

Veja mais curiosidades no Colégio Web

Segundo o Professor Doutor Gaston Eduardo Enrich Rojas, do departamento de mineralogia e geotectônica da Universidade de São Paulo, para entendermos a formação dos vulcões precisamos também conhecer a formação do magma. Quanto mais próximo ao interior do nosso planeta, maior é a temperatura e a pressão do local. Entre a crosta e a manta, as rochas podem entrar em fusão e formar um líquido, o magma.

"Esse magma sobe devido a diferença de densidade. Ao subir podem acontecer duas coisas: o magma pode chegar até a superfície, tornando-se um vulcão e expelindo lava; ou pode ficar alojado em algum lugar. O granito é um exemplo de magma que não foi expelido e se cristalizou em profundidade", explica.

De acordo com o especialista, a erupção do vulcão pode ser explosiva ou em derrame, dependendo da quantidade de sílica e gases na lava. A sua natureza explosiva deve-se ao conteúdo rico em sílica do magma, que aumenta a viscosidade e portanto o potencial de sua explosão. Se menos viscoso, ele é mais fluido e portanto, vai derramar.

A temperatura desse magma é de 1200°C (aproximadamente) e a velocidade que ele pode percorrer depois de sair do vulcão é de até 80 km/h.

Existem cinco tipos de vulcões e a morfologia deles varia de acordo com o seu histórico, que pode ser de até 10 mil anos. São eles:
- Estratovulcões - vulcões com muita atividade;
- Vulcão-escudo - vulcões muito quentes e que expelem lavas em grande quantidade);- Vulcão Cones de escórias - são menores vulcões que existem e que expelem lava em pouca quantidade;
- Vulcão Caldeiras ressurgentes - os maiores vulcões que existem com o tamanho relativo a 15 e 100 km²;
- Vulcões submarinos - vulcões que ficam embaixo da água.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade