PUBLICIDADE

Cobra com salmonela e gato com aids: conheça doenças de bichos e humanos

25 dez 2013 - 10h41
(atualizado às 10h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Doença muito graves, que podem levar à morte, também afetam animais
Doença muito graves, que podem levar à morte, também afetam animais
Foto: AFP

Com cada vez mais animais de estimação e, consequentemente, com o cuidado médico que recebem, acabamos descobrindo doenças nos bichinhos que já são velhas conhecidas dos humanos, como pneumonia, salmonela ou tuberculose. E não são apenas os domésticos que as apresentam - os selvagens, como tigres e leões, e animais com o organismo tão diferente do nosso, como as cobras, também podem sofrer dos mesmos males.

Segundo o biólogo e diretor do Museu Biológico do Butantan, Giuseppe Puorto, répteis e anfíbios têm menor probabilidade de desenvolver as mesmas doenças que os humanos, pois possuem um organismo muito diferente. “Os répteis, por exemplo, são animais que chamamos de sangue frio, precisam de fontes externas para aquecer o corpo. Já os mamíferos têm sangue quente, conseguem manter a temperatura do corpo constante. É uma diferença brutal”, explica. O biólogo também explica que se as condições de manejo de répteis e anfíbios em cativeiro não forem adequadas, doenças como pneumonia e salmonela podem aparecer com maior facilidade. O professor de doenças infecciosas em animais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Marcos Bryan Heinemanm lembra que os animais também sofrem com a velhice. “Os animais também ficam senis, enfraquecem, perdem a memória, se confundem, iguaizinhos ao ser humano”.

Veja no infográfico abaixo 10 doenças que não são exclusividade dos humanos.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/doencas-animais/" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/doencas-animais/">Cobra com salmonela e gato com aids: conheça doenças que atacam bichos e seres humanos</a>
Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade