PUBLICIDADE

Vestibular da Unicamp bate recorde com mais de 67 mil inscritos

20 set 2012 - 13h14
Compartilhar

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebeu um número recorde de inscrições para o vestibular Unicamp de 2013, com 67.403 candidatos. Os inscritos disputarão 3.444 vagas distribuídas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp).

É o quarto ano consecutivo que a Unicamp registra crescimento do número de candidatos. Nos dois últimos processos (2011 e 2012), o vestibular havia registrado recorde de inscritos, com 55.484 e 61.509 candidatos, respectivamente.

A relação candidatos por vaga geral subiu de 17,9 no vestibular passado para 19,6 nesta edição. A tabela completa está na página eletrônica da Comvest , assim como o total de inscritos por cidade de prova. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados pela Comvest no dia 1 de novembro, também na página da internet. A primeira fase será realizada no dia 11 de novembro.

Subiu em 17,9% o número de candidatos no vestibular Unicamp que fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino em comparação com o ano passado. Este ano, estão inscritos 19.868 candidatos da rede pública, o que representa 29,5% do total de inscritos no vestibular. No ano anterior, o índice foi de 27,4%.

Entre os dez cursos mais concorridos, medicina ocupa a primeira colocação, com 13.998 candidatos, resultando em 127,3 candidatos por vaga. Em seguida, vêm as carreiras de arquitetura e urbanismo (97,1 candidatos por vaga), medicina na Famerp (72,0), engenharia civil (51,9), engenharia química ¿ integral (44,7), comunicação social e midialogia (44,6), ciências biológicas ¿ integral (36,0), engenharia de produção (34,3), geologia (31,1) e engenharia mecânica ¿ integral (26,1).

As provas acontecem nas cidades de Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.

A primeira fase do processo seletivo será realizada em 11 de novembro de 2012. Dia 21 de dezembro a Comvest divulgará a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova. A segunda fase será realizada nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013. As provas de habilidades específicas, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música vão ser realizadas em Campinas entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2013. A chamada para matrícula virtual será divulgada dia 4 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula virtual nos dia 5 ou 6 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico.

Na primeira fase, a prova tem duas partes, a redação, em que o candidato será solicitado a produzir dois textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

Na segunda fase, realizada em três dias consecutivos, todas as provas são de natureza discursiva. No primeiro dia acontecem as provas de língua portuguesa e de literaturas da língua portuguesa e de matemática. No segundo dia são aplicadas as provas de ciências humanas e artes e de língua inglesa. No terceiro, acontece a prova de ciências da natureza.

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade