PUBLICIDADE

USP: inscrições para 772 vagas de transferência começam hoje

1 abr 2013 - 10h37
(atualizado às 11h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A Universidade de São Paulo (USP) recebe a partir desta segunda-feira as inscrições para o Exame de Transferência 2013/2014, aberto a estudantes de cursos superiores do Brasil e do exterior, exceto para graduandos de cursos sequenciais. Alunos com matrícula trancada poderão participar do processo. Contudo, se forem aprovados, deverão estar regularmente matriculados na escola de origem, para que a transferência se efetive. O Manual do Candidato está à disposição para download gratuito pelos interessados no site da Instituição ( www.fuvest.br ). Antes da inscrição, que é feita até 15 deste mês,  o candidato deve cadastrar-se acessando a respectiva  página pela opção “Inscrições Abertas” no menu “Transferência 2013/2014”. A taxa de inscrição é de R$130 e deverá ser paga na rede bancária até 16 de abril, usando o boleto gerado no ato de inscrição.

A seleção para as 772 vagas relacionadas no edital da USP será feita em duas etapas. A primeira delas é de responsabilidade da Fuvest. Os aprovados farão uma segunda etapa na escola que ministra o curso escolhido pelo candidato. Existem 132 vagas na área de  Biológicas , 481 são de cursos da área de Exatas e 159 se concentram na área de Humanidades. No ano passado, 3049 estudantes concorreram a 1.064 vagas.

Exame de Pré-Seleção

O exame de Pré-seleção será realizado pela Fuvest,  no dia 05 de maio, às 13h, na cidade escolhida pelo candidato na inscrição. A duração total do exame será de quatro horas. Os candidatos deverão comparecer ao local indicado às 12h. Os portões serão abertos às 12h30min e fechados às 13h. Não serão admitidos retardatários.

Todos os candidatos farão provas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Além dessas duas matérias, os candidatos da área de Humanidades terão questões de Cultura Contemporânea (34); os inscritos na área de Biológicas responderão a testes de Genética (22) e Bioquímica (22) e os estudantes que escolherem a área de Exatas terão testes de Física (22) e Matemática (22). O Exame de Pré-seleção terá um total de 80 questões do tipo teste de múltipla escolha.

Serão classificados para a segunda etapa três candidatos por vaga, com exceção do curso de Música, oferecido pela Escola de Comunicações e Artes – ECA (São Paulo) e do curso de Música, oferecido pela FFCLRP (Ribeirão Preto), que chamarão 8 (oito) candidatos por vaga disponível.

A lista de convocados para a segunda etapa de provas será divulgada no site da Fuvest em 17 de maio (sexta-feira).Os editais das unidades, disponíveis nas respectivas seções de alunos e no site da Pró-Reitoria de Graduação ( www.prg.usp.br ), informam as vagas que deverão ser preenchidas no segundo semestre de 2013 ou no primeiro de 2014 e a modalidade de seleção adotada.

Seleção direta

A Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) fará seleção própria para os cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História e Letras. O número de vagas para esses cursos será definido em edital próprio. O curso semipresencial de Licenciatura em Ciências oferece quinze vagas para os polos de Piracicaba (5 vagas), Ribeirão Preto (5) e São Carlos (5). A forma de ingresso nessas vagas será divulgada no site da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade