PUBLICIDADE

USP: 33% dos inscritos na Fuvest são de escola pública

22 nov 2012 - 15h00
Compartilhar

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou nesta quinta-feira o percentual de estudantes provenientes de escolas públicas que se inscreveram para a seleção da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Dos 159.609 candidatos, 53.227 são da rede pública que fazem parte do Programa de Inclusão Social (Inclusp), o que corresponde a 33,34% do total.

Enem ou vestibular: veja como será a seleção nas principais universidades do Brasil

O percentual é superior ao verificado no ano passado, quando 46.106 candidatos, do total de 146.892, fizeram o ensino médio na rede pública (31,38%). pró-reitora de Graduação da USP, Telma Maria Tenório Zorn, a leve elevação no percentual de inscritos é resultado da campanha feita pela universidade para divulgar o processo seletivo entre os estudantes de escolas públicas.

Outro fato citado pela pró-reitora é o aperfeiçoamento dos programas Inclusp, destinado aos alunos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas e que declaram, no momento da inscrição da Fuvest, sua opção por participar dos benefícios do programa. Criado em 2006, o Inclusp garante bônus a esses alunos para ingressar na universidade. Em 2012, 28% dos alunos que ingressaram na USP eram da rede pública.

Ao contrário das instituições federais, que a partir da Lei de Cotas foram obrigadas a reservas vagas para alunos de escolas públicas e negros em suas seleções, as universidades estaduais de São Paulo não adotam uma política de cotas. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), se reuniu recentemente com os reitores da USP, Unicamp e Unesp para cobrar a adoção das cotas, mas como as universidades têm autonomia, nenhuma mudança foi confirmada.

O vestibular da Fuvest

A primeira fase da Fuvest será aplicada no domingo, dia 25, em 65 locais na Grande São Paulo e em 59 no interior do Estado. A relação dos endereços está disponível no site da Fuvest.

O portões serão abertos às 12h30 de domingo e fechados às 13h, mas a fundação recomenda que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência aos locais de prova. É preciso levar documento original de identidade (com foto), caneta esferográfica (tinta azul ou preta), lápis nº 2 e borracha. Celulares, se levados ao local de exame, deverão estar desligados e encerrados em envelope fornecido pela Fuvest.

A prova terá 90 questões de português, matemática, física, química, biologia, história, geografia e inglês, com algumas perguntas interdisciplinares. A duração total do exame será de cinco horas, sem tempo adicional para transcrição das respostas para a folha óptica.

A lista dos aprovados para a segunda fase será divulgada no dia 17 de dezembro. As provas serão aplicadas de 6 a 8 de janeiro de 2013. A lista final dos aprovados estará disponível no dia 2 de fevereiro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade