PUBLICIDADE

Unicamp: sem cotas, 27% dos inscritos vieram da escola pública

Número de alunos da rede pública inscritos no vestibular é praticamente o mesmo do ano anterior, embora o bônus tenha aumentado

10 out 2013 - 17h17
(atualizado às 17h17)
Compartilhar
Exibir comentários

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira os dados de inclusão social entre os candidatos do vestibular 2014, que registrou um recorde de 73,8 mil inscritos. Nesta edição, 27% dos inscritos declararam ter feito o ensino médio integralmente na rede pública, o que corresponde a  19.946 candidatos. O número é praticamente o mesmo do ano passado, quando 27,2% dos inscritos declararam ter feito o ensino médio integralmente na rede pública.

Já os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas representam 17,3% do total de inscritos este ano, ou seja, 12.808 estudantes, contra 16,5% no vestibular anterior. A Unicamp, assim como a USP, não adotou a política de cotas proposta pelo governo estadual no começo deste ano e faz algumas políticas - sem reserva de vagas - para tentar atrair esses alunos para a universidade.

A partir deste ano, a Unicamp dobrou o bônus dado a estudantes oriundos de escolas públicas. O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS) bonifica os estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas com 60 pontos (antes eram 30) a mais na nota final do vestibular. Já os estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas e que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas recebem, além dos 60 pontos, recebem outros 20 (eram 10) pela cor/etnia, totalizando 80 pontos.

No vestibular 2014, os candidatos disputarão 3.460 vagas distribuídas em 69 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade Pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp).

A instituição vai divulgar no dia 31 de outubro os locais de prova da primeira fase, que será realizada em 10 de novembro de 2013. A segunda fase ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2014. 

Infográfico: Enem ou vestibular?

Saiba como é o processo de seleção nas principais universidades públicas brasileiras

 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade