PUBLICIDADE

Unesp reserva 1.134 vagas no primeiro vestibular com cotas

A Unesp é a única universidade estadual de São Paulo a adotar sistema de cotas para alunos de escola pública, negros e indígenas

22 ago 2013 - 11h58
(atualizado às 11h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) vai reservar 1.134 das 7.259 vagas para candidatos do vestibular 2014 que tenha feito integralmente o ensino médio em escola pública. Entre as vagas reservadas, 391 são destinadas a estudantes que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

O percentual na primeira edição do vestibular após a aprovação do modelo de cotas – a decisão foi tomada pelo Conselho Universitário no dia 15 de agosto – será de 15%. O sistema prevê crescimento nas vagas reservadas por ano, atingindo 50% de cotistas em 2018. O preenchimento das vagas seguirá a ordem de classificação do vestibular e, a cada ano, o Conselho Universitário fará uma avaliação da metas e das estratégias estabelecidas.

Todos os 171 cursos, disponíveis em 23 cidades e oferecidos para ingresso no primeiro semestre de 2014, dispõem de vagas destinadas ao programa. Medicina, em Botucatu, reserva este ano 14 de suas 90 vagas.  Agronomia, de Jaboticabal, reserva 15 de suas 100 vagas.

A Unesp segue modelo adotado nas universidades federais do País, que entrou em vigor em outubro do ano passado após sanção da presidente Dilma Rouseff. As outras duas universidades estaduais de São Paulo – USP e Unicamp – ainda resistem em adotar um sistema de cotas.

Vestibular 2014

O período de inscrições da Unesp vai de 16 de setembro a 15 de outubro. O cadastramento de candidatos será feito pelo site da Fundação Vunesp, responsável pelo exame. Todas as informações sobre a seleção também poderão ser consultadas na página vestibular.unesp.br.

A prova da Unesp é feita em duas fases. A primeira é com 90 questões de múltipla escolha, a ser aplicada no dia 17 de novembro. Os candidatos aprovados e convocados para a segunda fase farão novas provas, somente com questões dissertativas e redação, nos dias 15 e 16 de dezembro. O resultado final será divulgado em 27 de janeiro de 2014.

Infográfico: Enem ou vestibular?

Saiba como é o processo de seleção nas principais universidades públicas brasileiras

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade