PUBLICIDADE

UFPR: 43 mil candidatos iniciam primeira fase do vestibular

29 nov 2009 - 14h55
(atualizado às 17h31)
Compartilhar

Neste momento, 43 mil candidatos se encontram nos 30 locais de prova, em Curitiba e Palotina, no oeste paranaense, prestando as provas da primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Eles respondem a 80 questões objetivas e buscam vaga para a segunda fase, marcada para o dia 12 de dezembro, quando serão definidos os 5.334 novos calouros da instituição.

Estudantes disputam vagas no vestibular 2010 da UFPR.
Estudantes disputam vagas no vestibular 2010 da UFPR.
Foto: Roger Pereira / Especial para Terra

» Veja as fotos da UFPR

» Terra Corrige UFPR neste domingo

Neste domingo os candidatos estão sendo avaliados em conhecimentos gerais, com questões dos conteúdos do ensino médio, como matemática, física, química, biologia, geografia, história, língua portuguesa e língua estrangeira. Na segunda fase, eles serão avaliados, de forma discursiva, os conhecimentos específicos para o curso escolhido.

Candidato para o curso de Agronomia, Rubens Tonon, 19, espera garantir vaga para a segunda fase, quando, acredita, sairá melhor por tratar-se de assuntos de que tem maior domínio. "Tenho um pouco de dificuldades em exatas. Tenho que garantir vaga para a segunda fase. Com a prova de conhecimentos específicos, na segunda fase, é que vão ver quem tem o conhecimento necessário para cada curso", diz.

Também candidato para Agronomia, Victor Maranha Pastana, 18, disse concordar com o método do vestibular em duas fases. "Não é fácil, mas acredito que serão selecionados os melhores sim. Estou preocupado com as provas de matemática e história. Meu diferencial é entender bastante de química e biologia", disse.

Pastana prestou vestibular para Medicina nas universidades privadas do Estado, mas optou por Agronomia na UFPR por conta da concorrência de Medicina na universidade paranaense. Com 34,23 candidatos por vaga, Medicina é o curso mais concorrido neste ano, seguido por Publicidade e Propaganda (22,33), Biomedicina (21,17) e Direito (19,70).

Dos 43 mil candidatos, 1.829 são treineiros, estudantes que não concluíram o segundo grau, mas realizam o concurso para adquirir experiência. É o caso de Amanda Blanski de Castro, 16. "O principal objetivo é conhecer a prova, saber como funciona, para evitar o nervosismo no ano que vem. Acho muito importante ter essa noção um ano antes, para me preparar melhor", disse a estudante, que tentará Medicina no próximo vestibular da UFPR.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade