PUBLICIDADE

UFMG encerra inscrição no vestibular; Enem será a primeira fase

9 set 2011 - 09h27
(atualizado às 10h42)
Compartilhar

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inscreve até esta sexta-feira, 9 de setembro, para o vestibular 2012. O edital está disponível na página da Comissão Permanente do Vestibular (www.ufmg.br/copeve) e as inscrições devem ser feitas somente pela internet. O custo da inscrição é de R$ 95.

» Simulado do Enem com gabarito e respostas comentadas

» De Bin Laden a usinas nucleares; confira temas dos vestibulares

Com 6.670 vagas em 76 cursos, no vestibular da UFMG será considerada apenas a pontuação obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano, cujas provas acontecem dias 22 e 23 de outubro, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). A segunda etapa do processo seletivo da instituição será realizada de 3 a 10 de janeiro de 2012.

Só poderá concorrer às vagas da UFMG o candidato que se inscreveu no Enem. Segundo a pró-reitora de graduação, Antônia Vitória Aranha, o processo seletivo deste ano apresenta diferenças em relação ao anterior e, por isso, o uso da nota do Enem apenas deste ano será necessário para "equalizar, da melhor forma possível, a situação de todos os candidatos".

Diferenças no vestibular

No vestibular 2012 a nota obtida na redação do Enem contará na pontuação da segunda etapa e não mais na primeira, como aconteceu no processo seletivo do ano passado. Em 2011, a prova de redação, aplicada pelo exame nacional, compunha a nota final da primeira etapa e equivalia a 8% do total de 40%.

No processo atual, os 16 pontos da prova de redação serão contabilizados na segunda etapa, e somados aos 80 das provas específicas. Segundo a pró-reitora, essa mudança ocorreu porque o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG (Cepe) concluiu que "o perfil discursivo da prova de redação a torna mais adequada para ser considerada junto com as avaliações da segunda etapa, que também são discursivas".

Outro fator que contribuiu para essa alteração foi a necessidade de agilizar a realização das provas de segunda etapa. "Do ponto de vista do Enem, a correção da redação é a que demanda mais tempo, impactando a entrega do resultado. Por isso, incluir a nota da redação do Enem na segunda etapa acelera o nosso processo de seleção", destacou.

A aplicação de uma nova prova de português - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A - a 44 dos 75 cursos de graduação, foi decidida tendo em vista a mensuração da capacidade de interpretação e de produção de textos dos alunos, além de manutenção da qualidade dos alunos que ingressam na universidade. Para os candidatos dos cursos que farão esta prova não será exigida a leitura dos livros indicados para o concurso. A mudança está contida no edital dos programas das provas, aprovado pelo Cepe.

O edital dos programas das provas estará disponível nesta segunda-feira na página da Comissão Permanente do Vestibular.

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra Vestibular. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade