UFMG adota nota do Enem como 1ª etapa do vestibular 2012

23 mai 2011
18h11
atualizado às 18h12

A direção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) confirmou nesta segunda-feira que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai substituir a prova da primeira etapa do vestibular 2012 da universidade. No último processo seletivo, a universidade já havia utilizado a nota do exame em substituição à primeira etapa.

De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFMG, Antônia Vitória Aranha, é indispensável que os estudantes façam a inscrição no Enem, que começou nesta segunda-feira e vai até o dia 10 de junho. As provas do exame serão nos dias 22 e 23 de outubro.

Sobre uma das mudanças no vestibular 2012, que consiste na aplicação de uma nova prova de português - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A - a 44 dos 75 cursos de graduação, a pró-reitora disse que a decisão foi tomada tendo em vista a mensuração da capacidade de interpretação e de produção de textos dos alunos, além de manutenção da qualidade dos alunos que ingressam na universidade.

"Um dos colegiados que solicitou a prova de Português e Literatura foi, por exemplo, o de matemática por entender que às vezes o aluno tem o raciocínio matemático, mas não tem capacidade de interpretar o que está sendo colocado para ele", afirmou.

As datas para inscrição na segunda etapa da UFMG ainda não foram fixadas, mas, segundo a pró-reitora, acontecerão no mês de agosto. Já sobre os dias em que serão aplicadas as avaliações de segunda etapa, ela diz que "o esforço da universidade é para que sejam na primeira quinzena de janeiro de 2012".

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra Vestibular. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade