Temas contemporâneos dominam prova de Geografia

14 jan 2011
10h48
atualizado às 14h35

Assuntos que andam pelos jornais devem ser destaque nas provas de Geografia dos vestibulares pelo Brasil. Os professores de Geografia do Curso Anglo, de São Paulo, mostram os temas da disciplina que mais provavelmente aparecerão nas provas pelo país. Confira:

A China é uma das potências emergentes que pode ser cobrada no vestibular
A China é uma das potências emergentes que pode ser cobrada no vestibular
Foto: Getty Images

Globalização

As provas normalmente relacionam este tema com assuntos da atualidade. Portanto, é essencial que os estudantes estejam atualizados, principalmente na editoria Mundo dos jornais e sites.Outro aspecto que merece atenção é a necessidade de união entre os países. Lembre dos principais blocos econômicos, como Mercosul e União Europeia, e o interesse de cada união.

Terceira Revolução Industrial

A Terceira Revolução Industrial, ou a Revolução Tecnocientífica, começou a partir da segunda metade do século XX. O fato resultou em uma nova fase de processos tecnológicos, que foi a união das descobertas científicas ao processo produtivo.

Potências emergentes

A sigla Bric dá nome a um grupo formado por países considerados como potências emergentes nos últimos anos: Brasil, Rússia, Índia e China. Temas relacionados devem aparecer nas provas.

Disparidades socioeconômicas mundiais

Saber analisar as desigualdades entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos é essencial. Contudo, é essencial que o vestibulando também tenha noção da grande desigualdade dentro dos próprios países desenvolvidos.

Problemas ambientais

Atenção para os principais problemas ambientais: crescimento exagerado das cidades, chuvas ácidas, poluições, desmatamento, ilhas de calor e enchentes. Lembrando que todos os problemas ambientais são causados pelo homem.

Fonte: Redação Terra

compartilhe

publicidade
publicidade