PUBLICIDADE

SP: candidatos chegam cedo para não perder prova da Fuvest

27 nov 2011 - 13h11
(atualizado às 14h48)
Compartilhar
Filipe Gonçalves
Direto de São Paulo

Cerca de uma hora antes do início do vestibular da Fuvest, que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciência Médicas, os candidatos já se aglomeravam nos arredores dos prédios no interior da USP, onde são esperados cerca de 3,9 mil pessoas. Os portões foram fechados às 12h30 e as provas tiveram início às 13h.

» De Bin Laden a usinas nucleares; confira temas dos vestibulares

Entre os estudantes que chegaram cedo está Alessandra Olegario Santos, 18 anos, que prestará Engenharia Química pela primeira vez. Até chegar ao local de prova, ela estava tranquila, mas depois o nervosismo começou a tomar conta. "Comecei a ficar ansiosa, acho que não passo, não estudei o suficiente", contou, antes do fechamento dos portões. "Para passar é preciso tranquilidade e estudo", afirmou.

Já para o candidato João Pedro Billo, 22 anos, esses dois ingredientes não faltarão, já que está faz o vestibular pela terceira vez, após três anos de cursinho. "Eu estou tranquilo, são três anos de preparação estudando todo dia. Me sinto preparado, passei em todos os vestibulares que prestei até agora, mas não tem como não ficar ansioso", diz o jovem que espera ser aprovado em Medicina na USP.

Entre tantos jovens, o candidato Maurício Laruccio, 54 anos, é uma exceção. Formado em Desenho Industrial, mas sem trabalhar na área (atualmente é professor de inglês), ele quer se especializar para buscar novas oportunidades. Apesar de não ter se preparado, ele disse estar confiante. "Vestibular tem a ver com o que acontece no mundo. Eu vou usar desse trunfo de estar sempre atento". Laruccio afirmou que usa o exemplo da ex-mulher, que passou em Letras sem se preparar. "Não tenho nada a perder", disse ele rindo.

Primeira fase

Neste domingo, os estudantes terão cinco horas para responder a 90 questões objetivas de português, história, geografia, matemática, química, física, biologia e inglês. O candidato somente poderá retirar-se da sala a partir das 16h.

A divulgação dos candidatos aprovados para a segunda etapa será feita no dia 19 de dezembro. As três provas analítico-expositivas vão acontecer de 8 a 10 de janeiro de 2012.

Inscritos

Do total de 146.885 candidatos inscritos para o vestibular Fuvest 2012, 33,4% estudaram todo o ensino médio em escolas públicas. Menos de 5% estudaram tanto na rede pública como na privada, e 61,1% cursaram todo o ensino médico em escolas privadas.

Correção online

O Terra, juntamente com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online de todas as questões da primeira fase, logo após o término das provas, no domingo.

Diversos candidatos revisavam anotações antes das 13h, horário de início da prova da Fuvest
Diversos candidatos revisavam anotações antes das 13h, horário de início da prova da Fuvest
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade