PUBLICIDADE

Sem horário de verão, prova às 11h desagrada alunos do AM

23 out 2011 - 14h15
(atualizado em 24/10/2011 às 14h45)
Compartilhar
Arnoldo Santos
Direto de Manaus

Em Manaus, o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou sem ocorrências graves, segundo a coordenação do exame no Estado. O índice de abstenção registrado ontem, em torno de 28%, deve ser menor em relação às provas deste domingo. "Este ano, os alunos estão mais atentos. A maioria dos que perderam as provas por causa do horário são alunos da rede particular, mas esperamos que este índice seja menor no final do exame", disse o coordenador do exame, Edson Melo.

Confira a correção online do 1º dia de prova do Enem
Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

No colégio estadual Dom Pedro II, localizado no Centro da cidade, onde estavam inscritos cerca de 530 estudantes, os portões fecharam exatamente às 13h (hora de Brasília). Não houve problemas porque nenhum retardatário foi barrado. Mesmo assim, o horário das provas foi uma das principais reclamações.

O Amazonas não aderiu ao horário de verão, portanto o Enem começou às 11h (hora local), o que para alguns é um horário ingrato. "É hora do almoço, a gente vem sem comer. Aí, passa muito tempo e quase não dá pra raciocinar", avalia a estudante, Tatiane Lima. Outra reclamação dos candidatos foi o que eles chamaram de "pegadinhas", o que na verdade foram os recursos apresentados nas questões.

"As alternativas parecem iguais, mas não são. São pegadinhas para confundir o aluno, por isso tem de prestar muita atenção na hora de responder", disse Kelly Fernandes. Os alunos ouvidos pelo Terra consideraram também os textos que serviam de base para as questões muito grandes. "Era muito texto para pouca pergunta. Texto enorme e a pergunta pequena", avaliou Kelyane Figueiredo que não considera o horário da prova um empecilho.

Em todo o Estado, prestam o Enem este ano cerca de 130 mil estudantes. Nenhuma escola começou com atraso. Todos os alunos terão 4 horas e meia para concluir as questões objetivas de linguagens e matemática e mais uma hora para fazer a redação.

Recorde de inscritos

Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. No sábado, primeiro dia do exame, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e da Natureza. De acordo com o MEC, o primeiro dia registrou uma abstenção nacional média de 25,29%. Neste domingo, as provas são de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet.

Tatiana (dir) reclamou do horário da prova que, no Amazonas, começa às 11h
Tatiana (dir) reclamou do horário da prova que, no Amazonas, começa às 11h
Foto: Arnoldo Santos / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade