PUBLICIDADE

SC: com medo de perder prova, candidatos chegam 2 horas antes

SC: com medo de perder prova, candidatos chegam 2 horas antes

22 out 2011 - 12h56
(atualizado às 13h15)
Compartilhar
Fabricio Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Florianópolis (SC), chegaram ao campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) duas horas antes do início da prova. O trânsito na região do campus, que fez com que vários alunos perdessem as provas no ano passado, foi um dos motivos para que muitos antecipassem a chegada neste sábado.

Estudantes chegam com antecedência a local da prova do Enem, em Florianópolis (SC)
Estudantes chegam com antecedência a local da prova do Enem, em Florianópolis (SC)
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra

Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Acompanhe no Terra a correção online das provas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

Milena Boabaid, 17 anos, entrou no campus antes da 11h. Ela levou cerca de 30 minutos para localizar o prédio onde presta as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza neste sábado. "Preferi chegar e ficar relaxada aqui no campus, do que correr o risco de me estressar para chegar a tempo", disse.

Em Santa Catarina, 83,2 mil pessoas participam do Enem neste fim de semana. A maioria mantém o sonho de ingressar em algum curso da UFSC, que aumentou a participação do exame no vestibular. A nota vai compor 30% do desempenho final do aluno na saleção da universidade.

Aos 47 anos, Amir Garcia pretende tentar uma vaga em um curso da área de Ciências Humanas. Ele trabalha com corretagem de imóveis e afirma que chegar a uma universidade é um sonho antigo. "Morava no interior do Rio Grande do Sul e na minha época era muito mais difícil o acesso", disse. "Meu pai sempre quis um filho formado e eu decidi voltar a estudar. Espero que a prova não seja tão difícil".

Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet no sábado e no domingo.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade