PUBLICIDADE

Provas da UnB começam no sábado; veja dicas para se sair bem

11 jan 2013 - 10h29
(atualizado em 13/1/2013 às 11h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Interdisciplinar e temático. Assim se pode definir o vestibular da Universidade de Brasília (UnB). A cada dia de prova, treineiros e candidatos respondem a questões relacionadas a um tema da atualidade, que pode ser desde cinema, fotografia e água, até a vida de grandes cientistas, conforme o diretor pedagógico do pré-vestibular Olimpo, Vinícius de Miranda. Todas as questões, chamadas de itens, estarão ligadas a esse tema, não sendo divididas por disciplina. As provas são organizadas em pequenos textos envolvendo um grupo de questões que abordam diversas matérias diferentes, muitas vezes um mesmo item exige conhecimentos de mais de uma disciplina.

O estudante tem duas opções para participar do vestibular, como candidato, concorrendo a uma vaga, ou como treineiro, utilizando a prova apenas como um simulado. Apesar de ter acesso ao seu desempenho por meio de um espelho disponibilizado online, o treineiro não é classificado em um ranking e não escolhe o curso, por isso, muitos estudantes optam por inscreverem-se como candidatos mesmo sem completar o ensino médio. É o caso de Matheus Amaral e Gustavo Cid Ornelas, que prestaram o vestibular de inverno em 2012, e foram aprovados, enquanto cursavam o segundo ano no colégio e pré-vestibular Galois. Os dois prestarão a prova novamente antes de começar o terceiro ano.

Matheus e Gustavo estarão no quarto vestibular quando realmente concorrerem para engenharia civil e engenharia elétrica, respectivamente. A intenção dos estudantes ao optar por um curso menos concorrido enquanto treineiros é que suas redações sejam corrigidas, possibilitando a avaliação do desempenho.

Para Matheus, fazer as provas mesmo sem concorrer é importante, pois o candidato, além de conhecer a estrutura das questões, torna-se mais confiante, fundamental para ele que pretende ingressar no curso mais concorrido depois de medicina.

É difícil avaliar o desempenho do aluno quando não teve o conteúdo completo na escola, conforme Marcello Lasneaux, diretor pedagógico do colégio e pré-vestibular Galois. "A minha visão é que o aluno que ainda não concluiu o ensino médio faça o vestibular meramente como um treino, sem a expectativa de passar, embora aconteça em alguns casos", afirma. Gustavo conta que a aprovação foi uma prova de que os estudos estão dando resultado, criando expectativa e motivação para continuar.

Redação ocorre no primeiro dia

O processo seletivo da UnB é realizado em dois dias. No primeiro, 12 de janeiro, serão feitas as partes objetivas I e II e a redação. A primeira compreende a prova de língua estrangeira, com 30 questões. Na segunda, são cobrados conceitos da área de humanas, abordando língua portuguesa, literatura, geografia, história, artes, filosofia e sociologia, totalizando 120 questões. O segundo dia, 13 de janeiro, é reservado para a parte objetiva III, com 150 questões envolvendo física, química e matemática.

A prova exige do candidato domínio do conteúdo, capacidade de leitura e visão de sociedade e de atualidade. "É importante o aluno ter uma visão global dos conteúdos e não fracionada. Entender que o átomo é o mesmo em física, em biologia e em química", afirma Miranda. Para ajudar no preparo, é importante que os professores do pré-vestibular também trabalhem de forma integrada. A prova, na opinião do estudante Gustavo, não exige que os candidatos decorem a matéria, desde que tenham uma boa interpretação de texto. Para ele, ter uma temática determinada abrangendo todas as questões facilita na hora de fazer a redação, possibilitando maior compreensão do assunto.

Diferentes modelos de questão

Os itens são divididos em quatro formatos, organizados em A, B, C e D. O mais utilizado é o primeiro, em que as respostas são classificadas em certo ou errado. Nos de tipo B, o candidato deve chegar a um resultado numérico de três dígitos. Os de tipo C são de múltipla escolha, com quatro opções de resposta. Por fim, os de tipo D exigem respostas dissertativas, aparecendo pelo menos em quatro itens por dia. Os formatos A e C têm uma peculiaridade em relação aos outros, pois caso seja escolhida a resposta errada, perde-se pontos. No formato A, um ponto é descontado, o equivalente a uma questão certa. No B, o prejuízo é de 0,66 pontos.

Segundo Lasneaux, a ideia de que é melhor não responder à questão quando estiver na dúvida não está correta, pois o candidato precisa de um número mínimo de acertos para a aprovação e, dependendo do curso, esse valor é maior que a quantidade de itens que o estudante tem certeza da resposta. Por exemplo, se o candidato ao curso de medicina marcar 70 das 150 questões na prova de domingo, não será aprovado, mesmo acertando todas elas. "Sabemos por simulação que tem que acertar entre 90 e 110 questões, dependendo da dificuldade da prova", afirma Lasneaux. Para ter noção do número de acertos necessários, o diretor pedagógico sugere que os estudantes consultem o simulador no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB (Cespe).

A universidade oferece 2.092 vagas em 96 cursos de graduação e determina critérios de eliminação, entre eles, quando o candidato tira nota menor que quatro na redação, quando tem mais erros que acertos em uma mesma prova e quando tem um aproveitamento menor que 20% nas questões de tipo D.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade