PUBLICIDADE

Prova de física foi a mais difícil da UFPR, dizem candidatos

29 nov 2009 - 17h18
(atualizado às 17h29)
Compartilhar

A prova de Física foi a grande vilã da primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná, que ocorreu nesta tarde, em Curitiba. Os primeiros candidatos a deixarem os locais de prova foram unânimes em eleger Física como o assunto mais difícil cobrado nas 80 questões objetivas desta primeira fase.

» Veja as fotos da UFPR

» Terra Corrige UFPR neste domingo

Um dos que sentiu essa dificuldade foi Luiz Carlos da Silva, 32, o primeiro candidato a deixar as salas de prova do Campus de Ciências Agrárias da UFPR. "A prova de Física foi, sem dúvida, a mais complicada. Particularmente, não estudei muito e não fiz cursinho, e isso pesou, pois foram exigidas muitas fórmulas. Mesmo assim, acho que conseguirei passar de fase", disse o candidato ao curso de Educação Física, que terminou a prova por volta das 15h45.

Para ele, Português, particularmente nas questões ligadas à literatura, foi o tema mais fácil da prova. "Foi uma prova difícil, mas bem elaborada, mesclou conteúdos do ensino médio com conhecimentos de atualidades, como nas questões de História e Geografia", comentou.

O candidato Wellyton Morgenrotd, 20, também não teve dúvidas em apontar Física com a disciplina mais difícil da prova. "História também achei complicado, mas Física foi pior, tinha que ter decorado as fórmulas, o que não fiz", disse. "O resto tava fácil", acrescentou o estudante, que tenta, pela terceira vez, uma vaga no curso de Agronomia. "Esse ano, vou passar. Fiz cursinho e isso está fazendo a diferença".

Já Mariana Ferreira, 17, não demonstrou a mesma confiança. "Foi horrível", lamentou ao deixar a sala de prova. "Fui mal em tudo que exigia cálculo. Física, Química e Matemática, chutei tudo C", confessou.

O Vestibular da UFPR transcorreu sem grandes incidentes, segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, uma briga de gangues, com troca de tiros, na Vila das Torres, local próximo à Pontifícia Universidade Católica do Paraná, local com a maior concentração de candidatos, foi o incidente que causou maior preocupação da organização. "Mas a polícia agiu rápido para contornar a situação, que não afetou em nada no concurso", disse. Segundo o reitor, 4196 candidatos não compareceram aos locais de provas.

O resultado da primeira fase será divulgado no próximo dia 7 e, no dia 8, a UFPR já informará o ensalamento dos candidatos classificados para a segunda fase. Segundo Zaki Sobrinho, a universidade ainda pretende utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enen) como parte da nota dos candidatos na segunda fase.

"Enviamos uma solicitação formal para que o Ministério da Educação nos informe até o dia 05 de janeiro o resultado da prova objetiva do Enen. Se isso ocorrer, essa nota será utilizada, com peso de 10%, para os candidatos que declararam interesse em utilizá-la", explicou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade