PUBLICIDADE

Primeira fase do Sisu registrou 793.910 mil inscritos

4 fev 2010 - 13h37
(atualizado às 14h59)
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o número final de inscritos para a 1ª etapa o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Até às 23h59 de quarta-feira, 793.910 mil candidatos haviam realizado o cadastramento no sistema. Ao todo são oferecidas mais de 47,9 mil vagas em universidades e institutos federais que adotaram a prova do Enem como fase única de seleção. O resultado desta etapa será divulgado amanhã, 5 de fevereiro.

Segundo informações do MEC, o balanço das inscrições mostra que o curso de bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC registrou a maior procura. Veja aqui a lista com o número de inscritos em cada curso.

O estado de São Paulo obteve o maior número de inscritos. Das 51 instituições participantes do Sisu, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com 56.703 inscritos, apresentou o maior número de candidatos. Nesta primeira edição da seleção unificada, a UFMT ofereceu 5.008 vagas, distribuídas em 97 cursos.

A primeira etapa de inscrições no sistema começou na última sexta-feira, 29 de janeiro. Depois desse período de inscrição dos estudantes. Os estudantes que forem aprovados terão de 8 a 12 de fevereiro para fazer a matrícula nas instituições para as quais foram selecionados.

Haverá ainda mais duas etapas para preencher as vagas remanescentes. A segunda etapa terá as inscrições entre às 6h do dia 15 de fevereiro até as 23h59 do dia 20 de fevereiro, o resultado será divulgado no dia 22 de fevereiro. Entre 1° de março e 3 de março ocorrerá a terceira e última etapa, o resultado: será divulgado no dia 5 de março e as matrículas nas universidades deverá ser realizadas de 9 a 12 de março.

Após dificuldades e problemas registrados no Sisu, o sistema criado para estudantes se candidatarem para uma das quase 48 mil vagas em universidades federais por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que, por ora, o governo descarta a possibilidade de ampliar o prazo para que estudantes façam suas escolhas.

Na sexta-feira, quando o site entrou no ar, muitos alunos não conseguiram concluir as inscrições. Segundo o Ministério da Educação, uma falha em um equipamento interno e a queda na conexão à internet deixaram o sistema indisponível.

Desempate

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta segunda que todos os candidatos que tiverem empate em todos os critérios do Enem terão vagas garantidas. Segundo a assessoria do MEC, a decisão foi tomada em função de problemas no acesso à banda larga no Sisu verificado na região Sudeste neste domingo.

Conforme o artigo 18 da portaria do Sisu, ficam mantidos os cinco primeiros critérios de desempate: notas obtidas na Redação, Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O sexto critério, que mantém a vaga ao candidato com inscrição anterior, foi abolido para não deixar ninguém prejudicado após os problemas na banda larga, de acordo com o MEC.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade