PUBLICIDADE

Para se adequar a isenções, UnB prorroga inscrições do vestibular

O novo prazo para inscrição vai das 10h de sexta-feira até as 23h59 do dia 6 de maio. As provas serão dias 8 e 9 de junho

25 abr 2013 - 11h45
(atualizado às 14h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O Centro de Seleções e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) publicou edital nesta quinta-feira que reabre as inscrições para o segundo vestibular de 2013 e estabelece novas regras para solicitação de isenção de taxa. Segundo o Cespe, a retificação foi necessária para adequar o processo seletivo à lei12.799, de 10 de abril de 2013, que traz modificações nos benefícios de isenções. 

Em função da adequação, as datas constantes no edital de abertura também passaram por modificação. O novo prazo para inscrição vai das 10h de sexta-feira até as 23h59 do dia 6 de maio, de acordo com o horário de Brasília. Os valores das taxas são R$ 110 para candidatos e R$ 85 para treineiros.

Isenção de taxa

A partir da retificação, o vestibular passa a prever isenção de taxa a candidatos por meio de três processos. Além do Cadastro Único, para os hipossuficientes, e do subsídio do pagamento de taxa de inscrição para os alunos que estiverem cursando o último ano do ensino médio ou o terceiro semestre do terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos nas escolas da rede pública do Distrito Federal, o edital publicado também assegura a isenção do pagamento ao candidato que comprovar possuir, cumulativamente, renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e tiver cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

O candidato que atender a esses requisitos deve preencher o formulário para requerer a isenção, disponibilizado no site do Cespe, no prazo previsto em edital, e seguir todas as instruções previstas no documento que tem as normas para participar do processo seletivo.

Os candidatos que se inscreveram no período entre 11 e 15 de abril que desejarem alterar sua inscrição por estarem em acordo com os novos critérios de isenção de taxa poderão efetuar a alteração por meio do site, também entre os dias 26 de abril e 3 de maio.

O edital prevê ainda a devolução de taxa restrita apenas aos candidatos amparados pela Lei 12.799/2013. O prazo para solicitar a devolução será nos dias 29 e 30 de abril, no endereço eletrônico da seleção. Os candidatos que já tiverem efetivado a inscrição e feito o pagamento da guia de cobrança, que não solicitarem a devolução da taxa de inscrição, serão automaticamente considerados inscritos no Vestibular da Instituição. 

Provas

A data de aplicação das provas de conhecimentos foi alterada devido às adequações necessárias e agora está prevista para os dias 8 e 9 de junho. No primeiro dia de provas, serão cobradas as partes um e dois, com conhecimentos de língua estrangeira, língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, geografia, história, artes (artes cênicas, artes visuais, música), filosofia e sociologia. Nesse dia, os candidatos ainda terão que elaborar uma redação. No segundo dia de provas, ocorrerá a terceira parte das avaliações. Os conhecimentos testados serão nas disciplinas de biologia, física, química e matemática. As provas terão início às 13h e duração de cinco horas.

Para este processo, a UnB reserva 4.219 vagas em 97 cursos de graduação, distribuídos nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Dessas, 2.813 são destinadas ao sistema universal, 850 ao sistema de cotas para negros e 556 estão reservadas para o sistema de cotas para escolas públicas.

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/enem/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade