PUBLICIDADE

Vestibular de medicina da Unesp tem 185 candidatos por vaga

17 nov 2012 - 10h48
Compartilhar

Amanhã, a Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (Unesp) aplica a primeira fase do seu vestibular. Assim como no ano anterior, as graduações em medicina e direito (turno diurno) são as mais concorridas, com médias de 185,3 e 63,8 candidatos por vaga. O processo é dividido em duas etapas, e o primeiro exame será aplicado neste domingo, das 14h às 18h30, em 36 municípios paulistas, além das cidades de Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Brasília (DF).

» Enem ou vestibular: veja como será a seleção nas principais universidades do Brasil

Foram necessárias cinco tentativas para André Luiz Sita de Souza Bragante conquistar uma vaga no curso de Medicina da Unesp. No último vestibular de verão da universidade, quando a média era de 171 candidatos por vaga no curso pretendido, ele ficou na 15ª colocação entre os 91.844 participantes da seleção. Dentre os alunos matriculados em 2012, foi ele quem obteve o maior escore.

O esforço rendeu a André outras duas aprovações no último verão: ele também passou nas federais do Paraná e Mato Grosso do Sul. Para atingir o objetivo, o jovem manteve uma rotina intensa, com 10h diárias de estudos. Apesar de frequentar curso pré-vestibular apenas duas vezes por semana, ele costumava ir todos dias à instituição para resolver exercícios e escrever. André conta que "não havia mais espaço nas paredes de seu quarto antes do exame", pois estavam repletas de cartazes com equações, palavras-chave e resumos de diversas matérias. Outro hábito do então vestibulando era realizar questões discursivas de provas já aplicadas, tentando responder tudo o que sabia sobre o assunto. Nos dias anteriores à prova, ele reduziu o ritmo de estudos e se dedicou a realizar apenas exercícios da Unesp, para se acostumar com o estilo da prova.

A receita da aprovação de Estella Lage, também graduanda do primeiro ano de medicina da universidade paulista, inclui quatro horas diárias dedicadas aos livros, além das aulas do pré-vestibular. Contudo, a menina aprovada aos 19 anos prezava os momentos de descanso e lazer, reservando os sábados para dormir até tarde e ir à balada. Estella considera que separar algum tempo para pensar em outras coisas foi muito positivo, pois ajudava a diminuir a tensão ao mesmo tempo em que ganhava energias para aproveitar as horas de estudos. Além de passar na Unesp, ela também conquistou vagas na PUC-SP, no campus de Sorocaba, e na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

Vestibular da Unesp é uma "mistura de Fuvest com Enem", diz professor

O exame da primeira fase apresenta 90 questões objetivas dividas igualmente entre as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. A lista dos classificados para a segunda etapa será divulgada no dia 4 de dezembro.

Professor de biologia no Cursinho Henfil, Tony Manzi observa que a primeira etapa tem um formato e abordagem bastante parecidos com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo ele, a prova contém questões bem trabalhadas e de qualidade, mas congrega um conteúdo mais abrangente que a prova nacional. Ele ressalta que os candidatos devem prestar muita atenção na leitura e na interpretação, pois os enunciados, os gráficos e as tabelas podem ajudar bastante na resolução das questões.

A segunda etapa da seleção, que ocorre nos dias 16 e 17 de dezembro e é composta por questões discursivas e uma redação, tem um estilo parecido com o da Fuvest e o da Unicamp, diz o professor. Segundo ele, as questões exigem mais conhecimento do aluno nessa fase. No primeiro dia, são aplicadas 24 perguntas, dividas entre os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Já na outra data, os candidatos deverão escrever o texto argumentativo e responder às 12 questões da prova de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.

Não se trata de uma prova difícil para quem se preparou, observa o professor. Ele ressalta que os alunos devem evitar "se enrolar" na resolução das questões discursivas, se esforçando para escrever respostas objetivos. Manzi comenta que o tamanho da resposta varia de acordo com a pergunta, mas a necessidade de explicação fica evidente já no enunciado. Por fim, ele ressalta que os vestibulandos devem prestar atenção também na escrita, pois os avaliadores reparam nos erros de português em todas as provas, não apenas na de linguagem.

De acordo com a superintendente acadêmica da Fundação Vunesp (instituição que produz o vestibular da Unesp), professora Cristina Macedo de Azevedo, o exame tem um enfoque multidisciplinar e está centrado em temas atuais. Além disso, avalia as competências de leitura, interpretação, raciocínio lógico, senso crítico, consciência social e conhecimento. Para a educadora, a formatação do exame em três segmentos de estudo tem o objetivo de "desestimular a especialização precoce e privilegiar competências (e não a memorização)". Ainda segundo ela, "o processo de produção das provas é complexo e exige muito tempo e planejamento. Pela quantidade de procedimentos, estruturas e colaboradores envolvidos, a realização das provas ocupa praticamente os dois semestres do ano da aplicação".

Desempenho no Enem pode aumentar a nota final em até 10%

A universidade oferece aos candidatos a oportunidade de aproveitar a nota da parte objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. O resultado pode ser adicionado ao desempenho da prova da primeira fase, representando um adicional de até 10% na nota final. Contudo, o acréscimo só é feito para o cálculo final do vestibular, depois de o aluno já ter sido aprovado para a segunda fase, não podendo ser usado para fim classificatório. Para utilizar o Enem, é necessário que o estudante tenha optado pelo adicional no momento em que se inscreveu no vestibular. Além disso, o Enem somente será considerado se o resultado da prova nacional for divulgado até o dia 9 de janeiro de 2013.

Será classificado para a segunda fase o número de candidatos equivalente a 10 vezes a quantidade de vagas disponíveis para o curso. No caso de Enfermagem, por exemplo, 300 pessoas poderão passar para a etapa seguinte, pois a graduação possui 30 vagas. A previsão de divulgação do listão é para o dia 29 de janeiro de 2013.

Sete novos cursos

Os interessados na área de engenharia contam com seis novas opções de curso na Unesp: engenharia de pesca, em Registro; engenharia ambiental, em São José dos Campos; engenharia de bioprocessos e biotecnologia, em Araraquara; engenharia química, em Araraquara; e engenharia de telecomunicação (também no município de Araraquara). Foi criado também foi criado o curso de metereologia, a ser implantado em Bauru.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade