PUBLICIDADE

Unicamp aprova criação de 4 novos cursos e Faculdade de Enfermagem

8 ago 2012 - 14h05
(atualizado às 14h12)
Compartilhar

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quarta-feira a criação de quatro novos cursos de graduação e da Faculdade de Enfermagem, que atualmente funciona como departamento da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Os novos cursos serão: Engenharia de Telecomunicações (50 vagas), Sistemas de Informação (45 vagas), Engenharia Ambiental (60 vagas) e Engenharia Física (15 vagas).

Na mesma sessão, o Conselho Universitário (Consu) da Universidade (Consu) também decidiu pela extinção dos cursos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. De acordo com a instituição, a criação e a extinção dos cursos não alterarão o número de vagas oferecidas atualmente pelo vestibular da Unicamp.

Os cursos de Engenharia de Telecomunicações e de Sistemas de Informação absorverão, respectivamente, as vagas oferecidas pelos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que serão extintos. Já as vagas a serem oferecidas pelo curso de Engenharia Ambiental serão provenientes dos cursos de Tecnologia em Construção de Edifícios (30 vagas) e Tecnologia em Controle Ambiental (30 vagas). Estes dois últimos serão mantidos, agora com 50 vagas cada um.

Já as vagas da Engenharia Física serão procedentes do chamado Cursão (Física, Matemática e Matemática Aplicada e Computacional), que segue mantido, agora com 140 vagas.

Para o professor José Geraldo Pena de Andrade, diretor da Faculdade de Tecnologia (FT), a criação dos cursos de Engenharia de Telecomunicações, Sistemas de Informação e Engenharia Ambiental é uma resposta à necessidade do País por engenheiros qualificados.

O reitor Fernando Costa considerou que os novos cursos marcarão uma nova etapa na história da FT. O pró-reitor de Graduação, professor Marcelo Knobel, esclareceu que a criação do curso de Engenharia Física vinha sendo discutida há muito tempo na Unicamp.

O diretor da FCM, professor Mario José Abdalla Saad, destacou que a criação da Faculdade de Enfermagem representa um avanço importante, sobretudo para a formação de quadros qualificados para trabalhar no atendimento à saúde da população.Ele lembrou que o curso de graduação, considerado de excelência, é oferecido pela Unicamp há 34 anos.

Com informações da Unicamp

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade