PUBLICIDADE

Fórum da Liberdade: 'vestibular é responsável pela crise da educação'

17 abr 2012 - 20h12
Compartilhar

Durante sua passagem pela 25ª edição do Fórum da Liberdade, em Porto Alegre, a secretária municipal do Rio de Janeiro, Claudia Costin, afirmou que o vestibular é um dos principais responsáveis pela crise do ensino médio do Brasil. Ela participou, na noite desta terça-feira, do painel "Educação: Obedecer, Pensar ou Criar?", realizado no último dia do evento que promove debates liberalistas.

"O vestibular é um dos principais responsáveis pela crise do ensino médio no País. Transformou o conhecimento em uma coisa enciclopédica, que julga pela capacidade de decorar e não pela compreensão. De que adianta saber qual a capital da Zâmbia, se ao ler algo o aluno não entende o que está escrito", afirmou Claudia ao responder uma pergunta sobre o tema.

Segundo ela, apesar dos problemas que tem enfrentado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser um ponto de partida, "talvez mais bem pensado, segmentado para cada área, seria uma grande ideia", afirmou.

Ao responder outra pergunta sobre cotas para a população negra em universidades públicas, ela se disse contra a medida, mas ponderou que os EUA também as adotaram. "Os EUA têm cotas, mas como não é vestibular, é dentro das universidades, tentam equilibrar rapazes, moças e diferentes etnias nas instituições públicas e privadas".

A secretária sugeriu que o sistema de cotas fosse aplicado por um período de cinco anos e para alunos oriundos do ensino público, "enquanto se faz um trabalho de melhoria das escolas públicas". "Mas cotas raciais não fazem nenhum sentido entre a nossa população que, graças a Deus, é muito misturada", finalizou. .

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade