PUBLICIDADE

SP: após série de vestibulares, jovens vão tranquilos para Unesp

18 dez 2011 - 14h18
(atualizado às 18h08)
Compartilhar
Ricardo Santos
Direto de São Paulo

Milhares de candidatos adiantaram o almoço neste domingo para fazer a primeira prova da segunda fase do vestibular 2012 da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que começou às 14h. A instituição espera que 38.765 vestibulandos que passaram na primeira fase façam o exame em 30 cidades paulistas, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Curitiba (PR).

Em São Paulo, muitos vestibulandos admitiam que consideram a Unesp como segunda opção, como Thayla Pessanha, que tenta uma vaga no curso de Ecologia. "Eu estou apostando mais na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)", disse ela. "Prefiro fazer o curso lá. Mas se não der certo, vou por aqui", disse.

Como o vestibular da Unesp é mais no fim do ano, os candidatos em geral já fizeram outras provas, o que diminui o nervosismo. Antes da prova, Igor Rangel, 18 anos, Pedro Giraldi, 19 anos, e Victor Barroso, 19 anos, conversavam animadamente sobre os lances do jogo do Santos contra o Barcelona, na manhã deste domingo. "Não adianta nada ficar nervoso", disse Igor. Como os amigos, ele fez as provas da Fuvest, da Unicamp e do Enem.

Ao contrário da primeira fase, a prova de hoje é dissertativa e terá 24 questões, sendo 12 de Ciências Humanas (elementos de História, Geografia e Filosofia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (elementos de Biologia, Química, Física e Matemática). "Melhor assim", na opinião de Ligia Rothstein, 18 anos, que está prestando Psicologia. "Prefiro a segunda fase porque, se você não souber a resposta, dá para enrolar e ganhar uns pontos", disse ela, que pretende esperar o resultado da Unicamp, da USP e da PUC para decidir qual vai cursar.

Estudantes conferem a sala de prova da segunda etapa da Unesp
Estudantes conferem a sala de prova da segunda etapa da Unesp
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade