PUBLICIDADE

Estudante aprovada em 6 vestibulares dá dica para a Unifesp

Saiba o que esperar da prova da Unifesp, que ocorre nos dias 15 e 16

14 dez 2011 - 08h47
(atualizado em 15/12/2011 às 18h48)
Compartilhar

Nos dias 15 e 16 de dezembro ocorre o vestibular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Considerada uma das mais difíceis do País, a prova reúne questões objetivas e costuma cruzar conhecimentos de diversas áreas.

Maria Júlia Segantini, 21 anos, almejava uma vaga em Medicina. Para isso, organizou sua rotina e fez curso preparatório por três anos. Durante a manhã, acompanhava as aulas. À tarde, estudava e tirava dúvidas com monitores. A dedicação garantiu a aprovação em seis vestibulares em 2010 - entre eles, o da Unifesp. "Minha meta era ser aprovada em uma instituição pública. Estudava muito durante a semana, porque o vestibular é muito concorrido e não dá para se dar ao luxo de chutar uma questão. Tem que dominar todos os assuntos", afirma.

Hoje, matriculada na Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, a estudante de São José do Rio Preto diz ter ficado em dúvida quando recebeu o resultado positivo em tantas instituições - ela foi aprovada na Unifesp, USP, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e Faculdade de Medicina de Catanduva (Fameca). "Fiquei em dúvida entre Unifesp e USP, mas acabei optando pela segunda para poder ficar mais perto de casa", explica.

Ela avalia o vestibular da Unifesp como um dos mais difíceis e dá uma dica aos que concorrem a uma vaga para 2012: "os candidatos ao curso de Medicina acabam se focando demais em Química e Biologia, só que a Unifesp dá muita ênfase às exatas", ensina.

Os alunos inscritos nos cursos mais concorridos, como Medicina, já passaram por uma avaliação. A universidade considera ainda o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em 22 e 23 de outubro.

Segundo o professor de Literatura e diretor do curso pré-vestibular London, Pedro Acquaroni Neto, a prova da Unifesp apresenta um nível de dificuldade maior em relação a outros exames. Por isso, quem busca uma vaga na federal precisa se preparar muito. "Os alunos cursam, em média, três anos de pré-vestibular até passar. O nível dos candidatos é muito alto. Para se classificar na segunda fase, é preciso acertar cerca de 94% das questões. Isso é quase gabaritar a prova", diz.

Por ser uma universidade com tradição nas áreas da saúde e ciências biológicas, a Unifesp dá bastante ênfase a questões de Química, Física, Matemática e Biologia. Ainda assim, a dica do professor é não descuidar das ciências humanas: "a redação é muito importante, inclusive tem peso maior do que os testes de Português e Inglês. Como o vestibular é muito concorrido, é preciso se preparar para tudo", alerta.

O primeiro dia de prova prevê 30 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e 15 de Língua Inglesa, todas com cinco alternativas, além da redação, de gênero dissertativo. Na sexta-feira, os candidatos realizam exame de conhecimentos específicos. Biologia, Química, Física e Matemática serão abordadas em 20 questões, que devem ser respondidas de forma discursiva.

O vestibular da Unifesp ocorre nos dias 15 e 16 de dezembro, a partir das 14h. A lista de aprovados deve ser divulgada em 27 de janeiro de 2012. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das questões nos dias de prova.

Maria Júlia Segantini, 21 anos, foi aprovada em seis vestibulares em 2010, entre eles o da Unifesp
Maria Júlia Segantini, 21 anos, foi aprovada em seis vestibulares em 2010, entre eles o da Unifesp
Foto: Arquivo pessoal / Divulgação
Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade