PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jovem leva orquídea e faz surpresa para a namorada na Uerj

12 jun 2011 - 12h29
(atualizado às 17h15)
Compartilhar

Rodrigo Teixeira
Direto do Rio de Janeiro

Gastão levou a flor para Mariana no dia em que completam dois anos de namoro
Gastão levou a flor para Mariana no dia em que completam dois anos de namoro
Foto: Dhavid Normando / Futura Press

O clima de romance na saída dos alunos estava em alta. Neste dia dos namorados, Gastão Hallis, 24 anos, aguardava sua namorada Mariana Pereira, 18 anos, que presta Relações Públicas. "Cheguei às 10h50 aqui. Ela nem imagina essa surpresa, apenas que eu viria buscá-la. Ela tem feito ultimamente vários concursos e provas e sempre ao final estou aqui para encontrá-la. Fazemos hoje dois anos de namoro", diz o namorado que trazia em suas mãos uma orquídea rosa para entregar para sua namorada.

Os primeiros estudantes que saíram após ter feito as provas do vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) estampavam um sorriso meio amarelo. Diziam que as matérias mais difíceis da prova foram as de Física e Química. Mas, um dos primeiros a sair, Daniel de Oliveira, 18 anos, disse ter ficado surpreso com a parte de Literatura: "Ano passado estava mais fácil, hoje pegaram pesado. Este ano prestei para Jornalismo e espero que consiga entrar".

A primeira aluna a deixar o pavilhão Reitor João Lira Filho da Uerj foi a estudante Daniela Herig, 16 anos, que cursa atualmente o 2º ano do Ensino Médio. "A prova foi boa. Acho que fui bem. Agora que vi que demorei uma hora para fazê-la. Tive mais dificuldade na parte de Química. Para os próximos vestibulares, espero ficar mais tranquila", disse Daniela que, por ter sido a primeira, foi abordada por todos os jornalistas, e chegou a ficar envergonhada.

Segundo a organização do vestibular, 79.093 pessoas se inscreveram para a prova. Deste total, 66.708 pagaram a inscrição e 2.365 foram isentos da taxa. A prova foi realizada em 80 localidades, distribuídas em 14 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Neste ano, 12 presos fazem a prova.

Para a professora Maria Inês Melo, tudo está ocorrendo tranquilamente, sem nenhum acontecimento extraordinário. Ela explica que, devido a uma lei estadual, 45% das vagas estão reservadas para alunos cotistas e fala sobre a divisão: "Reservamos 45% das vagas de todos os cursos para alunos com problemas socioeconômicos. Desse montante, 20% são para pessoas carentes que tenham estudado em escola pública, outros 20% para pessoas carentes que se autodeclaram negros ou descendentes de povos indígenas. Os 5% restantes são para pessoas carentes portadoras de deficiência e filhos de militares da polícia ou bombeiros que foram mortos em razão de serviço." A professora garantiu que o gabarito estará disponibilizado no site da universidade (www.vestibular.uerj.br) a partir das 14h30 deste domingo.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade