PUBLICIDADE

Conheça as diferenças das graduações ligadas a computação

28 fev 2011 - 15h16
(atualizado às 15h19)
Compartilhar
Cartola - Agência de Conteúdo
Especial para o Terra

Você gosta mesmo é de computador e é trabalhando com ele que quer fazer carreira. Na hora de decidir o curso, porém, existem diversas opções: Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, entre outras. Mas quais as diferenças entre cada uma delas?

A Engenharia da Computação é um curso abrangente, em que o aluno tem noções de todas as outras áreas dentro da engenharia (como mecânica e civil) durante os primeiros anos. Paulo Cugnasca, coordenador da faculdade de Engenharia da Computação da Escola Politécnica da USP, explica que, depois, o estudante aprofunda o campo da elétrica e da eletrônica e aí parte para a computação. Por isso, o curso costuma ter cinco anos, devido à amplitude de temas.

Enquanto a Engenharia da Computação foca mais o desenvolvimento e a implantação de chips e processadores, a Ciência da Computação se concentra nos algoritmos e suas aplicações e na geração e implantação de softwares, com forte embasamento em cálculo. ¿É uma área que se aprofunda nos modelos matemáticos para complementar a área computacional¿, diz Cugnasca.

O doutor em Ciência da Computação pela UFMG Gilberto Miranda conta que o profissional dessa área é mais cientificista, com tendência a pensar no futuro. ¿Em vez de se preocupar em aprender o sistema mais moderno de gestão de banco de dados, ele está focado em projetar a próxima geração de sistemas¿, diz.

A faculdade costuma durar 4 anos e profissionais da área podem trabalhar em diversos segmentos, como no desenvolvimento de softwares. Porém, por ser ensinado a pensar em demandas futuras, o bom bacharel em Ciência da Computação pode inventar o seu emprego. ¿Ele fica atento e preocupado em responder o que os outros ainda não sabem que precisam, e aí pode abrir a sua própria empresa¿, afirma Miranda.

A faculdade de Sistemas de Informação, por sua vez, busca um perfil mais gerencial e tecnológico. O curso vem da antiga faculdade de Análise de Sistemas, mais focada no projeto de softwares. O aluno de Sistemas de Informação, ao contrário do de Ciência da Computação, recebe aulas de gestão, engenharia financeira e administração. ¿Ele aprende como gerir empresas tecnologias já existentes, como explorar 100% do potencial do que está disponível hoje em dia¿, diz.

Dessa maneira, ele pode atuar tanto no que se refere a softwares quanto em atividades mais corporativas. O estudante dessa área não tem, ao contrário do de Ciência da Computação, conteúdos aprofundados de matemática e teorias da computabilidade. ¿O pessoal de Sistemas de Informação quer usar a tecnologia de maneira a aumentar a produtividade e reduzir custos para a empresa¿, completa Miranda.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade