PUBLICIDADE

MPF quer prorrogação do Sisu estendida a todo país

21 jan 2011 - 15h47
(atualizado às 16h06)
Compartilhar

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com um recurso no Tribunal Regional Federal para estender para todo o país o efeito da decisão liminar que prorroga até o dia 26 as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) apenas para estudantes cariocas.

O MPF propôs a medida cautelar que originou o recurso em função das dificuldades de acesso de muitos estudantes ao Sisu. "A extensão dos efeitos deste pedido a todo o território nacional afigura-se não só aconselhável, mas essencial, uma vez que o dano em questão tem amplitude nacional", diz órgão no recurso.

Sisu

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Enem. O processo seletivo do Sisu a ser realizado no primeiro semestre de 2011 selecionará candidatos a vagas para ingresso em cursos no primeiro semestre e, em algumas instituições, também para o segundo semestre de 2011.

Participaram do processo seletivo 2011/1 do Sisu 83 instituições de ensino superior, sendo 39 universidades federais, 05 universidades estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada. A lista das instituições participantes e dos cursos oferecidos pode ser consultada no portal do Sisu.

Pelas regras do Sisu, o estudante pode se inscrever em até dois cursos - um deles deve ser selecionado como primeira opção. Quem for aprovado no curso de primeira opção, é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. O estudante que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes, a critério da instituição de ensino.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade