PUBLICIDADE

Unicamp: banca vai considerar confusões por erros nas provas

16 jan 2011 - 19h39
(atualizado às 20h07)
Compartilhar
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas

Dois erros nas provas do primeiro dia da segunda fase do vestibular 2011 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) atrapalharam os alunos, neste domingo. Na 15ª questão de matemática, o enunciado pedia um cálculo em mililitros (ml) quando o correto seria em decilitros (dl). "A banca vai considerar correta as respostas que venha em dl ou ml", disse Renato Pedrosa, coordenador da Comissão Permanente dos Vestibulares da Unicamp (Comvest).

Na sétima questão de Língua Portuguesa e Literatura, foi trocada a palavra 'tudo' por 'ando' em um poema de Vinicius de Moraes. "A resposta é dissertativa e por isso a banca vai aceitar a interpretação da resposta correta", afirmou.

Segundo Pedrosa, nesta segunda feira, a banca elaboradora vai analisar as provas. "Todos estamos sujeitos a erros, pode ser que encontremos outros, o que não seria o ideal, mas, enfim, não sabemos como ocorreu a substituição de um termo de um poema".

Abstenção
A abstenção do primeiro dia da segunda fase do vestibular da Unicamp ficou em 8% (1.332 dos 16.644 inscritos), dentro do esperado pelos organizadores. No ano de 2009, a abstenção registrada nesta fase foi semelhante, de 8,07%.

Segundo Pedrosa, a faculdade costuma marcar as provas sem coincidência com outras instituições, para diminuir o número de ausências. "Temos um critério de não fazer coincidir datas e não haver conflito com outros vestibulares, pelo menos tem sido assim com as PUCs, ITA, Federal ABC, Federal de São Carlos, enfim todas as grandes paulistas e federais".

Pedrosa não acredita que o próximo vestibular vá ultrapassar os 57 mil inscritos deste ano, um recorde para a instituição. "Acho que devemos ficar em torno desses 55 mil inscritos", afirmou.

Enem

Pedrosa disse que a Unicamp quer utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas próximas seleções. "O Enem está nos nossos planos. Tanto é que está no edital do vestibular".

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade