PUBLICIDADE

Confira sete filmes para entender história

14 jan 2011 - 10h07
(atualizado às 14h26)
Compartilhar

Depois de um ano debruçado em livros, o vestibulando pode aproveitar o mês de dezembro para versificar os estudos durante a reta final para as provas. O professor de história do curso pré-vestibular Efivest, em Fortaleza, Janilson Rodrigues sugere sete filmes para o aluno aprofundar os seus conhecimentos enquanto relaxa no sofá.

O filme O Pianista se passa na 2º Guerra Mundial e se baseia nas memórias do pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody)
O filme O Pianista se passa na 2º Guerra Mundial e se baseia nas memórias do pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody)
Foto: Divulgação

- Olga:

o filme nacional, lançado em 2004 pelo diretor Jayme Monjardim, é perfeito para entender a Era Vargas. O Estado Novo aparece com força na trama, que é inspirada na biografia da alemã, judia e comunista Olga Benário Prestes, casada com o militar comunista brasileiro Luís Carlos Prestes.

- O Que É Isso, Companheiro?

é outro filme brasileiro, de 1997 e dirigido por Bruno Barreto, que teve o roteiro baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, escrito em 1979. O enredo apresenta aspectos da ditadura militar, especialmente sobre as guerrilhas, quando conta a história verídica do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes dos grupos de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional.

- Zuzu Angel:

também com o foco na ditadura militar, a obra nacional de 2006 foi dirigida por Sérgio Rezende. Ela narra a vida da estilista Zuzu Angel, cujo filho foi torturado e assassinado durante esse período. Zuleika Angel Jones foi morta em um acidente de carro forjado pelos militantes do exército em 1976.

- Lista de Schindler:

dirigido por Steven Spielberg em 1993, o filme baseia-se no livro homônimo de Thomas Keneally para relatar a história de Oskar Schindler, um checo que salvou a vida de mais de mil judeus poloneses durante o holocausto. Rodrigues sugere prestar atenção no que se refere à Segunda Guerra Mundial e ao Nazismo.

- O Pianista:

Não esqueça dos lenços de papel na hora de dar o play. O estudante irá conhecer a triste história de Wladyslaw Szpilman, que serviu como base para o longa-metragem de 2002 dirigido por Roman Polanski. O enredo conta a experiência de Szpilman como sobrevivente da perseguição nazista, o que ensina noções de Segunda Guerra Mundial, nazismo e antissemitismo.

- O Grande Ditador

é um clássico eterno para compreender Adolf Hitler e Benito Mussolini. A comédia satiriza os tiranos do nazismo e do fascismo. Lançado em 1940, é o primeiro filme falado Charles Chaplin.¿Este, aliás, já foi até cobrado no vestibular¿, alerta o professor.

- Carlota Joaquina, Princesa do Brazil

(sim, com Z mesmo) retrata a chega da família real portuguesa à sua colônia brasileira. O longa-metragem histórico e satírico foi lançado em 1995, dirigido por Carla Camurati e é uma boa opção para entender o período anterior à república no país.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade