PUBLICIDADE

MEC admite acesso a questões do Enem; PF irá investigar

MEC admite acesso a questões do Enem; PF irá investigar

26 out 2011 - 13h18
(atualizado às 16h17)
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) acionou a Polícia Federal (PF) para apurar o suposto vazamento do conteúdo da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e já estuda cancelar o teste aplicado a 639 alunos de uma escola particular de Fortaleza (CE). Embora o material não possua qualquer identificação do estabelecimento de ensino, o próprio ministério, por meio de sua assessoria, afirma que os estudantes do colégio tiveram acesso ao conteúdo - nove questões - há algumas semanas. A PF vai investigar como isso ocorreu.

Veja caderno que teria questões iguais às do Enem

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

A notícia do vazamento veio à tona após um aluno do Colégio Christus publicar em uma rede social cópias de fotos de apostilas com questões semelhantes às do exame, aplicado no último final de semana.

Se a prova for cancelada, os 639 alunos do colégio Christus terão que refazê-la no final de novembro, quando o exame será aplicado à população carcerária.

MPF pede anulação da prova

O Ministério Público Federal (MPF) no Ceará pedirá o cancelamento do Enem. De acordo com o procurador Oscar Costa Filho, as provas existentes já são suficientes para concluir que "houve vazamento" e que agora resta descobrir qual caminho percorrido pelas questões. Filho disse que vai acionar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep) e pedir a anulação do Enem 2011.

"O Enem é como um concurso público e tem que ter condições iguais para todos. Se isso foi afetado, se alguém teve privilégios, então o concurso tem que ser anulado", diz o procurador.

Enem 2011

A maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998, foi realziada no último fim de semana. No sábado, 22 de outubro, os candidatos tiveram quatro horas e meia para responder 90 questões de Ciências Humanas e da Natureza. O segundo dia de provas foi composto de 90 questões de matemática e linguagens, além da redação. No domingo, o prazo para concluir a prova foi de cinco horas e meia.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

No Facebook foram publicadas imagens que mostrariam questões de um simulado idênticas a perguntas do Enem 2011
No Facebook foram publicadas imagens que mostrariam questões de um simulado idênticas a perguntas do Enem 2011
Foto: Reprodução
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade