PUBLICIDADE

Jovem com doença rara faz Enem e afirma: me sinto vitoriosa

23 out 2011 - 19h01
(atualizado às 19h15)
Compartilhar
Gabriel Macieira
Direto do Rio de Janeiro

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi diferente para Kalyna Vieira Tavares, 18 anos, que respondeu as questões deste domingo na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). A jovem nasceu com uma doença rara, chamada de Síndrome de Von Recklinghausen e precisou de atendimento especial. "Me considero uma vencedora", afirmou.

Confira a correção online do 1º dia de prova do Enem

Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

Kalyna, que fez o Enem pela segunda vez om o objetivo de ingressar no curso de Medicina, ficou em uma sala separada com um médico, enfermeira e um fiscal. Sua mãe, Catya Vieira, aguardou em um auditório a conclusão da prova. A jovem, que demorou cerca de cinco horas para terminar a prova, afirmou estar muito confiante.

"Desde pequena sempre gostei de medicina. Estou muito confiante, espero um dia quem sabe ajudar a encontrar a cura ou até um paliativo para a minha própria doença, já que atualmente não tem cura", disse. Ela é portadora da síndrome desde que nasceu, mas os tumores no sistema nervoso começaram a se manifestar em 2004.

Redação
O assunto mais comentado da prova na Uerj era a redação, que teve como tema as redes sociais. A escolha do assunto dividiu opiniões entre os cariocas. Para Caroline Santos, 19, existem outras coisas mais importantes para serem abordadas. "Todos os textos de exemplo eram sobre redes sociais. Existem assuntos que, na minha opinião, seriam mais interessantes, como por exemplo o caso dos bueiros que explodem em nossa cidade", disse a estudante.

No entanto, para Bruna Borges, 22 anos, o tema foi fácil. "Mídias sociais têm tudo a ver com o que vivemos hoje. Todos temos Facebook, Twitter, então foi bem tranquilo de fazer", disse a estudante que fez pela terceira vez a o exame.

Recorde de inscritos

Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. No sábado, primeiro dia do exame, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e da Natureza. De acordo com o MEC, o primeiro dia registrou uma abstenção nacional média de 25,29%. Neste domingo, as provas são de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet.

Kalyna Vieira Tavares nasceu com uma doença rara e precisou de atendimento especial para fazer a prova do Enem
Kalyna Vieira Tavares nasceu com uma doença rara e precisou de atendimento especial para fazer a prova do Enem
Foto: Gabriel Macieira / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade