PUBLICIDADE

Inscrições para o vestibular Fuvest 2013 começam hoje

24 ago 2012 - 08h06
Compartilhar

Começa nesta sexta-feira o período de inscrições para o vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) 2013 que selecionará 10.982 candidatos para a Universidade de São Paulo (10.852 no ano passado) e 100 para o Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, totalizando 11.082 vagas. O vestibular passado registrou mais de 146 mil inscritos.

A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo site da instituição. O programa de inscrição solicitará os dados necessários. A taxa, no valor de R$ 130, poderá ser paga em bancos ou pela internet, até a data-limite de 11 de setembro, usando o boleto gerado até o dia 10 do mesmo mês, último dia de inscrição.

O candidato deverá utilizar o seu próprio número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o número do seu Documento de Identidade.

Na última segunda-feira, a Fuvest divulgou no site oficial o resultado dos pedidos de isenção ou redução do valor da taxa do exame. Os benefícios são destinados a pessoas que concluíram ou concluirão o ensino médio em escola pública brasileira e comprovem residência no País. A análise dos pedidos é conduzida pela Superintendência de Assistência Social da Universidade de São Paulo (SAS/USP).

As provas serão realizadas em 26 municípios do estado de São Paulo. Na região metropolitana haverá exames em Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo. No interior do estado a Fuvest aplicará provas em Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

A primeira fase será realizada no dia 25 de novembro, domingo, com início às 13h. A prova conterá 90 questões e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês, e terá algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco alternativas. A duração da prova será de cinco horas.

Os estudantes convocados para a segunda fase farão mais três provas de caráter analítico-expositivo. No dia 6 de janeiro de 2013 responderão a 10 questões de Português e farão uma Redação; no dia 7 de janeiro, a prova constará de 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês. As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive Português. No dia 8 do mesmo mês, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas (6 ou 4 de cada), de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

A primeira chamada será feita no dia 2 de fevereiro de 2013. A partir desta data, o candidato poderá ter acesso ao seu desempenho no concurso vestibular pelo site da Fuvest na seção "Usuários".

A Universidade de São Paulo tem um Programa de Inclusão Social (Inclusp) com duas formas de estimular o ingresso de estudantes egressos da escola pública em seus cursos. Para o Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp) as inscrições estão encerradas desde o dia 15 de agosto. A outra forma de estímulo é chamada de Sistema de Pontuação Acrescida que permite aos estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras e que não tenham se inscrito no Pasusp 2012, optar por acréscimo nas notas da 1ª e 2ª fases, segundo cálculo baseado no desempenho do vestibulando na prova da primeira fase. Esse bônus pode corresponder a 8% da nota.

Inscrição de portador de necessidades especiais

Candidatos portadores de necessidades especiais poderão ter acréscimo de 20% no tempo destinado à realização das provas e, em alguns casos, a fiscais especiais, segundo a avaliação da equipe médica da instituição.

Na inscrição é necessário que esses candidatos declarem-se como portadores de deficiências e preencham uma ficha de cadastramento, que será gerada pelo programa. Essa ficha deverá ser encaminhada à Fuvest por correio, em carta registrada postada até o dia 14 de setembro, junto com a documentação que comprove a sua condição. O endereço para a remessa está no Manual do Candidato.

O candidato que completar a inscrição no prazo até o dia 10 de setembro e pagar a taxa de inscrição até o dia 11, receberá um número de inscrição que poderá ser consultado no site da Fuvest a partir do dia 28 de setembro. Este número permitirá ao inscrito encontrar os locais onde fará as provas de primeira e segunda fases.

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade