PUBLICIDADE

Fuvest: tensão e 'última olhada' marcam momentos antes da prova

25 nov 2012 - 13h05
(atualizado às 13h37)
Compartilhar
Marina Novaes
Direto de São Paulo

A poucos minutos do início da prova da primeira fase da Fuvest, estudantes que aproveitavam para dar aquela "olhada final" no conteúdo estudado nos últimos meses. Neste domingo, quase 160 mil pessoas se submeterão ao vestibular - o maior do País - para tentar uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A prova iniciou por volta das 13h, quando foram fechados os portões das 124 escolas onde o exame é aplicado no Estado de São Paulo.

Antes da abertura dos portões para a prova da Fuvest, alguns alunos aproveitaram para relaxar e "meditar" nos conteúdos
Antes da abertura dos portões para a prova da Fuvest, alguns alunos aproveitaram para relaxar e "meditar" nos conteúdos
Foto: Fernando Borges / Terra

Enem ou vestibular: veja como será a seleção nas principais universidades do Brasil

É o caso da estudante Paula Gleice, 17 anos, que irá prestar vestibular para o curso de artes cênicas. Com medo de perder a hora, a moradora de Embu (Grande SP) chegou 2 horas antes do início da prova à Faculdade de Economia (no campus da USP), na capital paulista. Tensa, ela aproveitou o tempo livre para estudar as disciplinas que menos domina: matemática e física."Prestei a Fuvest no ano passado como treineira. Não sei se dá para passar neste ano, porque é bem difícil, mas espero que sim", disse a jovem.

No prédio da faculdade de Economia, os portões foram fechados pontualmente às 13h, junto com a entrada do último estudante. Um único jovem, que não quis se identificar, tentou entrar após o fechamento. "Fui pra noite ontem e perdi o horário", limitou-se a dizer antes de entrar no carro de volta para casa.

Na primeira fase do vestibular, os concorrentes terão de responder a 90 questões de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas: português, matemática, física, química, biologia, história, geografia e inglês, além de questões interdisciplinares. A duração total da prova é de cinco horas.

Outro vestibulando que apostava na revisão final era João Pedro Felice Gregócio, 17 anos, que tenta uma vaga no curso de engenharia civil. Acompanhado dos pais e do irmão mais novo, o estudante de Cotia (SP) não escondia a tensão antes da abertura dos portões, marcada para as 12h30, mas apostava que as dez horas diárias de estudo no último ano o ajudarão a passar.

"Acho que estou mais nervosa que ele. Ele é muito bom aluno, está preparado", contou a mãe, Sandra, que o acompanhou também nos demais vestibulares que o filho tenta neste ano: Unesp, Unicamp (campinas) e ITA.

Hora de relaxar

Enquanto alguns tentam absorver o máximo de conteúdo possível antes do início do vestibular, outros tentavam relaxar - até jogar baralho antes da prova vale. Apesar de muito nervosa, e não tão confiante nos resultados, Natália Dias, 18 anos, disse que preferiu passar a véspera do vestibular tentando relaxar. "Eu dormi ontem o dia todo. Antes da prova não dá para aprender mais nada, eu mesma fico mais nervosa ainda", disse.

Este ano farão a primeira fase 159.609 candidatos, que disputam 11.082 vagas, sendo 10.982 de cursos da USP e 100 da Medicina da Santa Casa. Do total, 21.515 são treineiros. No vestibular passado, 146.082 vestibulandos concorreram a 10.852 vagas da USP e 100 da Santa Casa, sendo que 18.799 eram treineiros.

O resultado da primeira fase será divulgado no dia 17 de dezembro. As provas da segunda fase serão realizadas entre os dias 6 e 8 de janeiro.

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade