PUBLICIDADE

Fuvest divulga as melhores redações do último vestibular; confira

Foram divulgados 27 textos que receberam nota alta pelos avaliadores

8 mai 2013 - 10h52
(atualizado em 10/5/2013 às 17h51)
Compartilhar
Exibir comentários
O tema da redação trazia uma propaganda de cartão de crédito e pedia para falar sobre o consumismo
O tema da redação trazia uma propaganda de cartão de crédito e pedia para falar sobre o consumismo
Foto: Fuvest / Reprodução

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Medicina da Santa Casa, divulgou nesta quarta-feira as melhores redações do último vestibular. Os textos, sem a identificação dos autores, podem ser conferidos em infográfico.

Segundo a Fuvest, as redações foram consideradas de bom nível pela banca corretora por terem atendido os aspectos avaliados: tipo de texto e abordagem do tema, estrutura e expressão. 

O tema da redação do vestibular 2013 foi consumismo. A prova trazia uma propaganda de um cartão de crédito com a frase "Aproveite o que o mundo tem de melhor" (veja na imagem), e pedia para que o estudante abordasse a ligação entre o consumismo e o conceito de felicidade.

No ano passado, uma das redações destacadas pela Fuvest em seu site entre as melhores continha uma mensagem subliminar contrária ao reitor da instituição, João Grandino Rodas. O autor da redação, cujo nome não foi divulgado, reforçou algumas letras do texto de forma que, reunidas, formassem a frase "fora Rodas, fora PM".

Após polêmica com o texto, a instituição decidiu tirar do ar. "A redação não deixa de ser de bom nível, mas não queremos incentivar esse tipo de comportamento em futuros candidatos", explicou a assessoria da Fuvest na ocasião.

Vestibular 2014

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou na última semana o calendário completo do vestibular 2014. A partir do dia 1º de agosto, o manual com todas as orientações sobre a seleção estará disponível no site. As inscrições serão abertas em 23 de agosto, com fim no dia 9 de setembro.

De 13 a 18 de setembro serão aplicadas as provas de habilidades específicas para as carreias de música e artes visuais. No dia 4 de novembro serão divulgados os aprovados nas provas específicas e no dia 18 de novembro os estudantes ficarão sabendo os locais de exame da primeira fase. Ainda em novembro, no dia 24, será aplicada a prova da primeira etapa.

A lista dos convocados para a segunda fase estará disponível em 16 de dezembro, mesmo dia em que serão conhecidos os locais de prova. Os exames da segunda etapa serão aplicados de 5 a 7 de janeiro de 2014 e do dia 8 a 10 do mesmo mês haverá prova de habilidades específicas. Finalmente, a divulgação da primeira chamada será no dia 1º de fevereiro de 2014.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/melhores-redacoes-da-fuvest/iframe.htm" data-cke-875-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/melhores-redacoes-da-fuvest/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Nudez, lama e racismo: veja trotes polêmicos pelo Brasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade