PUBLICIDADE

Fuvest 2014: fazer exercícios e relaxar; veja dicas a 2 dias da prova

A primeira fase, com 90 questões objetivas, será aplicada neste domingo, a partir das 13h. A segunda fase será em janeiro de 2014

22 nov 2013 - 09h31
Compartilhar
Exibir comentários
A prova a primeira fase da Fuvest será aplicada neste domingo
A prova a primeira fase da Fuvest será aplicada neste domingo
Foto: Terra

Se você ainda não conseguiu estudar todos os conteúdos que serão cobrados na prova da primeira fase da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) este não é o melhor momento para isso. Faltando apenas dois dias para o maior vestibular do País, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP), professores de cursinhos pré-vestibulares aconselham apenas a fazer exercícios de provas dos anos anteriores, mas nada de ficar atucanado em aprender o que ainda não sabe.

"Agora é muito em cima da hora para revisar conteúdo. O melhor é pegar uma prova anterior e ver como é o estilo das questões, tirar alguma dúvida que ficou e relaxar", afirma Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora geral do curso e colégio Objetivo, de São Paulo. Ela lembra que é importante conversar com os professores para esclarecer as dúvidas que surgem nesta reta final, já que ir para a prova com algum questionamento pode deixar o estudante inseguro.

Para Celio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, a preparação nos últimos dias varia de acordo com o perfil do estudante, mas a dica de não se atucanar com os estudos vale para todos. "Se for estudar, revise algo que já tenha condições de fazer mais pontuação. Se for ver algum conteúdo que não estudou ainda, vai ficar mais ansioso. Não adianta ficar debruçado sobre os livros".

Alessandra Venturi, pedagoga do cursinho da Poli, diz que os alunos tem até a noite de hoje para refazer os exercícios das provas anteriores. “Isso é importante porque o aluno identifica o conteúdo estudado dentro do exercício e está mais pronto para chegar e fazer a prova no domingo, sem surpresas", afirma. No entanto, ela diz que amanhã, um dia antes da primeira fase, é hora de apenas relaxar.

"O que teve de estudar já estudou. Sábado é só descanso. Pode fazer uma caminhada, corrida, ir a um parque, ir no cinema. Aí depende do que cada um prefere fazer para relaxar", diz a pedagoga, que ainda lembra a importância de dormir cedo. "Domingo tem uma maratona de cinco horas de prova, é importante estar descansado", completa.

Fuvest 2014

As provas da primeira fase da Fuvest serão aplicadas no domingo, dia 24 de novembro. Os portões serão abertos às 12h30, com início das provas às 13h. Não serão admitidos retardatários.

Para a realização do exame, será necessário levar documento original de identidade (com foto), caneta esferográfica (tinta azul ou preta), lápis nº 2 e borracha. Água e alimentos leves são permitidos. O candidato não poderá utilizar ou manipular, em qualquer área do prédio, aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico ou de telecomunicação.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/melhores-redacoes-da-fuvest/iframe.htm" data-cke-450-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/melhores-redacoes-da-fuvest/iframe.htm">veja o infográfico</a>

A prova contem 90 questões do tipo teste de múltipla escolha e versa sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, matemática, física, química, biologia, história, geografia e inglês, com algumas questões interdisciplinares. A duração total da prova é de cinco horas. Não haverá tempo adicional para transcrição das respostas para a folha óptica. Por volta de 19h30 a Fuvest divulgará o gabarito da prova.

O resultado da primeira fase será divulgado no dia 16 de dezembro. As provas da segunda fase serão realizadas nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2014.

Infográfico: Enem ou vestibular?

Saiba como é o processo de seleção nas principais universidades públicas brasileiras

 
<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/melhores-redacoes-da-fuvest/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/melhores-redacoes-da-fuvest/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade