PUBLICIDADE

Entre as mais difíceis, prova do ITA começa amanhã; Terra corrige

12 dez 2011 - 16h34
(atualizado às 16h38)
Compartilhar

Considerado por muitos especialistas como o mais difícil do País, o vestibular do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) começa na terça-feira e vai até sexta-feira em 22 cidades brasileiras. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das questões em todos os dias de prova.

O ITA cobra apenas cinco disciplinas do ensino médio: química, física, matemática, português/redação e inglês. Exceto a prova de língua inglesa, todas têm uma parte fechada e outra aberta, com vinte questões cada. "O ITA adota esse procedimento para facilitar na hora da correção. Se o aluno não atinge 40% na parte de múltipla escolha, eles nem corrigem a parte discursiva, eliminando trabalho desnecessário", explica o diretor do cursinhos Bernoulli, de Belo Horizonte (MG), Rommel Fernandes.

Um dos maiores mitos com relação à prova diz respeito aos conteúdos cobrados. Segundo Rommel, eles são exatamente os mesmos do ensino médio. "E por que a prova é tão mais difícil, mais que a USP, a Unicamp e tantas outras? Porque o ITA não põe questão simples na prova. Ele apresenta perguntas mais complexas do que aquelas que o aluno está acostumado a resolver no colégio, embora tratem do mesmo assunto", avalia Rommel.

Vale destacar que as disciplinas de matemática, física, química e português têm peso maior. "A prova de inglês não é classificatória, mas eliminatória. As outras disciplinas contam pontos para o ingresso, mas a de inglês serve apenas para cortar candidatos que não atinjam o mínimo", destaca Francisco Nunes, professor de língua portuguesa e inglesa do cursinho Farias Brito, de Fortaleza (CE).

Perguntas 'dois em um'

Motivo de dor de cabeça para muitos estudantes, a união de diferentes tópicos na mesma pergunta é outra especialidade do vestibular do ITA. "Especialmente nas provas de matemática e química, é comum encontrarmos questões com dois ou três assuntos 'amarrados', o que exige do aluno uma concentração ainda maior para interpretar corretamente o enunciado", alerta o diretor do Bernoulli. "Até a parte de português e inglês está recheada de perguntas que envolvem gramática, falsos cognatos, interpretação ou algum outro assunto no mesmo parágrafo", diz o professor Nunes.

Em sua última edição, o ITA propôs como tema da redação o problema do trânsito na cidade de São Paulo. Como a prova costuma abordar assuntos contemporâneos de cunho social, político, ambiental e econômico, fique atento às principais notícias nessas áreas. "Meu palpite para este ano ficam entre a questão planetária - já somos 7 bilhões de humanos e temos que nos readaptar -, e o código florestal, que repercutiu bastante devido aos episódios envolvendo Belo Monte", completa o professor.

O exame

As provas acontecem nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e Vitória.

O total de vagas oferecidas pelo Instituto para civis e militares é de 130 nas áreas de Engenharia: Eletrônica (27), Aeronáutica (28), Mecânica-Aeronáutica (26), Computação (24), Civil-Aeronáutica (15) e Engenharia Aeroespacial (10). Estão inscritos 9.337 candidatos e a especialidade mais concorrida é a de Engenharia Aeronáutica com 2.216 inscritos.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade